| Novo Manual de Relações Públicas Sinopse por: Graça Gonçalves
|
|
|
Obra: Novo Manual de Relações Públicas Autor(a): Michael Bland Editora: Editorial Presença [www.editpresenca.pt] Ano publicação: 1989 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 169
|
|
|
Temáticas: » Relações Públicas
|
|
|
|
|
|
Sinopse por: Graça Gonçalves "Este livro é uma desgraça. Justamente quando a "profissão" de relações públicas se está a estabelecer como uma instituição respeitável, alguém publica um livro que ousa sugerir que enviar uma mulher nua num balão de ar quente é um gesto eficaz de RP e pode ser muito bom para os negócios. Mas a verdade é que não há qualquer ilusionismo nas RP. Não precisam de peritos e podem ser praticadas por qualquer proprietário de uma pequena empresa. É algo que pode aprender por si mesmo. Na verdade, sendo ele a pessoa que dirige os negócios, é a pessoa mais apropriada para tratar das relações públicas da sua própria firma. <br>As relações públicas são o instrumento de negócios mais desprezado. Dispendemos tempo e esforços infinitos para melhorar as nossas qualificações em finanças, vendas, admnistração de pessoal, controlo de stocks, publicidade e muitos outros assuntos que, em conjunto, fazem o êxito de uma empresa. Todavia, por certas razões, a própria expressão "relações públicas" deixa frios muitos homens de negócios. Além disso, alguns dos que são sensíveis às relações públicas são culpados de as tratarem de modo impróprio, utilizando-as para encobrir erros em vez de recorrerem a elas para estabelecerem relações positivas com os seus vários "públicos". As RP são tão simples como queiram fazê-las. Podem melhorar os negócios e aumentar as vendas com um custo mínimo. Podem inclusivamente obter resultados tão bons e muitas vezes melhores que a publicidade normal, por uma fracção do custo desta. <br>Depois de tratar a questão "O que são as RP?", esta obra aborda os princípios gerais e explica em detalhe como lidar com os media. Acima de tudo fornece inúmeros exemplos práticos revelando como outros tiveram sucesso. Pretende desmistificar e dignificar as relações públicas e mostrar como elas podem apoiar a actividade empresarial, vender produtos ou serviços e transmitir uma boa impressão da empresa."
(introdução)
|
|
|
Índice: Agradecimento<br>
Nota do Autor<br>
Introdução<br>
1. O que são as RP?<br>
<br>
2. As regras básicas<br>
Objectivo<br>
Audiência<br>
A mensagem<br>
Transmitir a mensagem<br>
Verificar os resultados<br>
Como começar<br>
<br>
3. A Imprensa<br>
Imprensa local<br>
Imprensa especializada<br>
Imprensa de cobertura nacional<br>
<br>
4. Televisão e Rádio<br>
Compreender a TV e a rádio<br>
Aparecer na TV ou na rádio<br>
Contactos<br>
<br>
5. Preparativos<br>
Ir ou não ir<br>
Prepare-se, prepare-se, prepare-se<br>
Antes de prosseguir<br>
<br>
6. O estúdio de televisão e o que se espera<br>
Recepção<br>
A sala de espera<br>
Você é o seguinte<br>
<br>
7. Vencer a batalha<br>
O terreno<br>
Quem faz o quê<br>
Sente-se<br>
História de horror<br>
Sucesso<br>
Mantenha-se sentado no fim<br>
Auto-apreciação<br>
Verificações e balanços<br>
Reclamações<br>
Ideias para programas<br>
<br>
8. Inquéritos<br>
Como conduzir um inquérito<br>
<br>
9. Falar em público<br>
Porquê fazê-lo? <br>
Audiência<br>
Não fale muito em vendas<br>
Preparação do discurso<br>
Escrever o discurso<br>
Preparação: "Conheça o terreno em que se move"<br>
Depois do discurso<br>
Imprensa<br>
<br>
10. Boa Vizinhança<br>
O que significa <br>
Porquê preocupar-se?<br>
Desvantagens da "política de boa vizinhança"<br>
Valerá a pena?<br>
<br>
11. Dos Ministros ao Rato Mickey<br>
Autoridades governamentais<br>
Autoridades locais<br>
Associações profissionais<br>
Relações com os clientes<br>
Empregados<br>
Anúncios de emprego<br>
Levar pessoas às instalações<br>
Seminários e fóruns<br>
Publicações e guias<br>
Concursos e prémios<br>
Truques de circo e proezas<br>
|
|
|