| Criatividade em Propaganda Sinopse por: Graça Gonçalves
|
|
|
Obra: Criatividade em Propaganda Autor(a): Roberto Menna Barreto Editora: Summus Editorial Ano publicação: 1982 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 283
|
|
|
Temáticas: » Publicidade
|
|
|
|
|
|
Sinopse por: Graça Gonçalves Da introdução: "Kant ensinava que a criatividade não pode ser ensinada. Kant, expoente máximo do idealismo subjectivo no século XVIII, foi "posto de cabeça para baixo" pelos filósofos do século XIX. Mas essa sua opinião não o foi. Nem sequer no século XX. Se eu tivesse a certeza do que Kant tem certeza, eu não me meteria a dar um curso de criatividade publicitária. O que eu tenho certeza é que a criatividade publicitária não tem muito a ver com a criatividade a que o professor de Königsberg se referia. Assim, aceitei o desafio de tentar ensinar, nos limites máximos a que pude chegar, alguns modos de inventar e explorar possibilidades de elaboração de soluções e anúncios criativos. Essas possibilidades começam no espírito de cada um. Assim, eu procurei também ensinar, se possível, um estado de espírito. Este livro, escrito à base dos resumos das aulas que dei na ECO (Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro), foi ditado por outra razão simples: salvo engano, não há um único livro no Brasil que trate específicamente de criação publicitária. Com os resumos das aulas, escrevê-lo tornou-se tarefa fácil e obrigatória; mas também redundou num livro pouco metódico, discursivo, às vezes dispersivo. Tão dispersivo que não pôde ser intitulado "Criatividade Publicitária", mas sim "Criatividade e Propaganda". (O meu editor preferiu mudar o título para "Criatividade em Propaganda").
|
|
|
Índice: Introdução à 2ª edição _ Introdução à 3ª edição
Um prefácio múltiplo (por Marcos Margulies)
Introdução
1 Os labirintos da Iniciação
2 Inspiração
3 A sua cabeça está a prémio
4 O problema principal...é descobrir o problema
5 Teorias: tudo o que você não precisa saber sobre elas
6 Criando para que outros creiam...e façam!
7 Criatividade tem hora!
8 O homem criativo: o que faz, como vive, quem é
9 Som! Luzes! Acção!
10 Criatividade Visual
11 Criatividade editorial
12 Televisão: tudo diferente, só que a mesma coisa
13 Revisão. Integração. Testes.
14 À guisa de encerramento
|
|
|