| O Processo de Criação Publicitária Sinopse por: Graça Gonçalves
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Obra: O Processo de Criação Publicitária Autor(a): Henri Joannis Editora: Edições CETOP Colecção: da Comunicação Ano publicação: 1998 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 177
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Temáticas: » Publicidade
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Sinopse por: Graça Gonçalves Da introdução: "Existem muitos trabalhos sobre as fases a montante da criação publicitária: estudos diversos, estratégia, etc. Existem muitos outros sobre a medida do impacto da criação, antes ou depois da difusão: pré-testes, pós-testes, etc. Têm vindo a lume investigações sobre a análise da comunicação publicitária e sobre os processos gerais de estímulo da imaginação. Mas, sabe-se muito pouco sobre o processo criativo específico da publicidade. Entre os estudos a montante e os estudos a jusante, estimulados pelas investigações periféricas da criação, que fazemos? Esta obra ambiciona mostrar como pode ser colmatado este vazio: como criar e realizar mensagens publicitárias nos diversos meios de comunicação, revistas, televisão, cartazes, etc, a partir de estudos e com base nos conhecimentos actuais sobre comunicação. Ela nasceu da experiência do autor que, ao longo de uma dezena de anos, começou por assumir a criação de campanhas para depois animar as equipas de criação em mercados relacionados com produtos de consumo corrente (alimentos, bebidas, produtos de higiene, equipamentos domésticos, quinquilharia, etc.). Durante estes anos, o autor integrou na prática um certo número de técnicas e conceitos provenientes de diversos horizontes.(...)"
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Índice: Prefácio<br>
Introdução<br>
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Capítulo 1<br>
A concepção<br>
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Princípios de concepção<br>
A sequência de criação: o Z criativo<br>
A estratégia<br>
Os elementos da criação<br>
Escolher o eixo<br>
Imaginar o conceito de comunicação<br>
Conceber o manifesto publicitário de base<br>
Conceber um anúncio de revista<br>
Conceber um spot TV<br>
A aplicação da sequência na prática<br>
<br>
A concepção da campanha<br>
Determinar a estrutura geral da mensagem<br>
Descobrir a mensagem forte<br>
Determinar a força intrínseca da mensagem<br>
Dar força à mensagem por meio da criatividade estratégica<br>
Imprimir força à mensagem pela criatividade de expressão<br>
Adaptar a mensagem ao alvo <br>
A conservação ou a rejeição do projecto<br>
O problema da comunicação de segundo grau<br>
A utilização das técnicas de criatividade<br>
As técnicas informais <br>
As técnicas organizadas<br>
O brainstorming<br>
A concretização da concepção: os projectos<br>
A construção de uma maqueta para as revistas <br>
A construção de um "story-board"<br>
A utilização da semiologia<br>
<br>
A selecção dos projectos<br>
A utilização de uma "arvore" de selecção<br>
Os pré-testes de anúncios ou de spots<br>
<br>
Capítulo 2<br>
A realização<br>
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O processo de realização<br>
A realização de um anúncio de revista <br>
Realizar a ilustração<br>
Escrever os títulos e textos definitivos<br>
Montar o anúncio<br>
Preparar o anúncio para a reprodução<br>
Alguns princípios a respeitar para ser bem sucedido na realização de um anúncio de revista <br>
A realização de um spot TV<br>
Escolher o realizador<br>
Efectuar a pré-produção<br>
Rodar o filme<br>
Montar o filme<br>
Realizar a cópia 0<br>
Alguns princípios a respeitar para ser bem sucedido na realização de um spot TV<br>
<br>
As outras formas do manifesto<br>
Os anúncios nos jornais diários: poucas subtilezas!<br>
O cartaz: de longe ou de perto, um breve olhar<br>
A rádio: o máximo de concreto<br>
O cinema: sair da rotina TV<br>
Desdobráveis, brochuras, em direct mail ou promoção: a "óptica do outro"<br>
O material de PLV: um material adaptado e não demasiado "inteligente"<br>
<br>
Capítulo 3<br>
Condições para uma boa criação<br>
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O talento numa campanha<br>
A utilização da investigação<br>
Os prazos de uma campanha<br>
O preço da criação<br>
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Conclusão: Imaginação e profissionalismo<br>
Bibliografia<br>
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