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Sinopse por: Luís Nogueira Excerto da introdução: "Como todos os consumidores dos mass media sabem, as comunicações de massa são uma realidade feita de muitos aspectos diferentes. (…) Os mass media constituem simultaneamente um importantíssimo sector industrial, um universo simbólico objecto de um consumo maciço, um investimento tecnológico em contínua expansão, uma experiência individual quotidiana, um terreno de confronto político, um sistema de intervenção cultural e de agregação social, uma maneira de passar o tempo, etc.
Tudo isso se reflecte naturalmente na forma de estudar um objecto que muda tantas vezes de forma: a longa tradição de análise (sinteticamente designada pelo termo communication research) acompanhou os diversos problemas que iam aflorando, atravessando perspectivas e disciplinas, multiplicando hipóteses e abordagens. Daí resultou um conjunto de conhecimentos, métodos e pontos de vista tão heterogéneos e discordantes que tornam não só difícil, mas, porventura, também insensata qualquer tentativa para se conseguir uma síntese satisfatória e exaustiva. Se, todavia, se renunciar a seguir todas as correntes de pesquisa para se expor apenas as tendências mais difundidas e consolidadas daquilo que, neste complexo domínio, se transformou ou está a transformar em tradição de estudo, a tentativa parece então ser possível.
Esta obra representa precisamente um esforço para seguir nessa direcção, analisando os principais modelos teóricos e os principais âmbitos de pesquisa que caracterizam os estudos sobre os mass media".
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