| As mutações do cinema. No tempo do vídeo Sinopse por: Luís Nogueira
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Obra: As mutações do cinema. No tempo do vídeo Autor(a): Manuel Carvalheiro Editora: Livros Horizonte Colecção: Horizonte de Cinema Ano publicação: 1989 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 373
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Temáticas: » Fotografia e Video » História do Cinema » Cinema
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Sinopse por: Luís Nogueira Diz o autor na introdução: "O presente trabalho sobre a Teoria do Filme da modernidade corresponde a uma defesa de tese em Paris com a necessária revisão e consequente actualização. Visto que é bem mais interessante o eco presente de concepções e filmes de pelo menos um cineasta que desapareceu há cerca de quarenta anos, é assim natural que não se possa aqui encontrar material de hagiografia e a história cinematográfica só seja invocada de uma maneira cursiva e sempre que possível e para tal a chame um dado filme ou cineasta contemporâneo (...)". E mais à frente: "Tentei neste ensaio organizar o sistema de conceitos, sem solidificar demasiado a quota de arbitrariedade inerente à relação que mantém com os textos profílmicos, já que preferi optar por uma estratégia que desse prioridade à acumulação de pistas, deixando para outros a apresentação de soluções, tendo em conta que tudo ou quase já foi dito sobre e à volta de Eisenstein".
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Índice: Introdução<br>
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I. Pré-mutações<br>
1. A inspiração construtiva<br>
O monólogo interior<br>
Cenários e adereços<br>
O Colori<br>
2. A inspiração oriental<br>
O teatro Kabuki<br>
O segmento China<br>
Pintura de enrolar<br>
3. A inspiração formal<br>
O cinema-satisfação<br>
O cinema-visualidade<br>
O cinema-movimento<br>
4. A Pars pro Toto: as lunetas<br>
5. A composição do triângulo: os peões<br>
O acaso, o achado e o mito<br>
O Mexican Picture<br>
O inacabamento de Que Viva México!<br>
6. O contraponto audiovisual: o plano V<br>
Herança e modernidade<br>
A dicotomia ver/olhar<br>
A leitura do filme<br>
Antes do intervalo<br>
<br>
II. Pós-mutações<br>
7. O ponto de atracção<br>
Do pré-video<br>
A disciplina super-realista<br>
8. A tipagem da personagem<br>
De uma tipologia<br>
Do silêncio ao oral<br>
9. O conflito dramático-espacial<br>
A sublimação da violência<br>
O supranarrativo<br>
10. A imagem de montagem<br>
Da justaposição à recordação<br>
A expansão do tempo<br>
11. O estímulo psico-fisiológico<br>
A microfisionomia do sex-appeal<br>
Do corte à sobreimpressão<br>
12. O patético trágico-cómico<br>
Desenvolvimento do entusiasmo<br>
O quotidiano contra-natura<br>
13. O êxtase do espectador<br>
O sentido da imagem<br>
O imaginário cómico<br>
14. A aritmética do orgânico<br>
A relação natureza/cultura<br>
A metáfora biológica<br>
15. A inscrição do fragmento<br>
Figuras em kinésia<br>
O ícone temporário<br>
16. O quadro fílmico<br>
Perto do plano<br>
A repetição pictural<br>
17. A composição simbólica<br>
A distribuição das formas<br>
Linhas, espaços e volumes<br>
18. O contraponto audiovisual<br>
O paradigma musical<br>
Simulacro e rítmica<br>
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Conclusão<br>
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