| O cinema, o público, a televisão. Para uma ontologia da série televisiva e do telefilme Sinopse por: Luís Nogueira
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Obra: O cinema, o público, a televisão. Para uma ontologia da série televisiva e do telefilme Autor(a): Francisco Rui Cádima - Universidade Nova de Lisboa Artigo da Revista: Revista de Comunicação e Linguagens Número: 23 Ano publicação: 1996 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 165-179
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Temáticas: » Cinema » Estudos Televisivos
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Sinopse por: Luís Nogueira Em jeito de introdução, pode ler-se no início do texto: "Uma arqueologia do cinema e dos seus públicos, entre outros aspectos, faz reemergir a questão do cinema de massas nos EUA, nos thirties e forties. O cinema era então o grande espectáculo popular. A maioria dos seus espectadores habituais passaram a telespectadores fiéis a partir dos anos 50. O próprio cinema passava então por uma espécie de dupla reificação electrónica: primeiro, por uma progressiva habituação do público ao novo formato; depois, por uma reconfiguração do próprio cinema, através de novos processos de produção, novos processos narrativos, de um novo discurso que acabava por entrecruzar-se com as práticas enunciativas do próprio dispositivo televisivo. No âmbito da televisão emergia entretanto um sistema híbrido no campo da ficção, onde predominavam as séries televisivas e as soap operas, surgindo depois os telefilmes.
Neste texto pretende dar-se fundamentalmente uma contribuição para a reflexão sobre esse modelo de ficção televisiva: até que ponto é que uma ontologia da série televisiva e do telefilme expõe (ou não) a ferida de uma diferença originária: uma poética face a uma prosa do mundo, ou talvez mesmo, uma vampirização do cinema pela televisão e pelas novas tecnologias a ela associadas?"
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