| A Construção do Imaginário Sinopse por: Graça Gonçalves
|
|
|
Obra: A Construção do Imaginário Autor(a): Philippe Malrieu Editora: Instituto Piaget Colecção: Teoria das Artes e da Literatura Ano publicação: 1996 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 244
|
|
|
Temáticas: » Teorias da Cultura » Epistemologia da Comunicação
|
|
|
|
|
|
Sinopse por: Graça Gonçalves Da introdução: "As páginas que se seguem são consagradas ao estudo do tipo de imaginação que frequentemente denominamos "criadora". É nosso desejo descrever alguns dos comportamentos a que o sujeito recorre para construir representações sensíveis, eventualmente motoras, que não constituem uma reprodução de objectos ou de situações vividas. Refiro-me aos enquadramentos do sonho, às representações míticas e às criações plásticas. Estamos perante uma questão que não poderá, sem dúvida, ser estudada independentemente de uma outra, a da reprodução das imagens. As criações da imaginação, por mais originais que sejam, retiram os elementos que as compõem das experiências perceptivas do sujeito. Ao longo dos últimos anos, o problema da reprodução tem sido abordado segundo diversas perspectivas, e trabalhos como os de Penfield _ no plano neurofisiológico _ e de Piaget e Inhelder _ ao nível da psicologia genética _ forneceram dados importantes que servirão de base à nossa exposição. Todavia, o nosso estudo centrar-se-á na análise da composição de imagens e de sínteses de imagens novas. (...)"
|
|
|
Índice: Introdução
Capítulo I _ O Sonho
I - Os Fantasmas
II - A estrutura do sonho
A descrição do sonho
As teorias da mudança no sonho
Sonho e afectividade
Capítulo II _ O Imaginário Mítico
I - As correspondências entre o homem social e a natureza
II - As características do imaginário mítico
O individual e o colectivo do mito
A temporalidade das actividades míticas
Os seus processos do imaginário mítico: participação ou diferenciação?
III - As origens afectivas do simbolismo mítico
Capítulo III _ O Imaginário Intencional
I - Ao nível do vivido
II - As origens da imaginação pictórica
III - Os mecanismos. A imaginação criadora do pintor
Capítulo IV _ A Contrução do Imaginário
I - A estrutura das imagens e dos temas imaginários
A elaboração da imagem
A organização dos temas complexos
II - A diferenciação entre imaginários a partir das suas temporalidades
Capítulo V _ As Funções da Imaginação
I - Observações metodológicas
II - Hipóteses gerais
III - As funções do sonho, do mito e da arte
O sonho
Os mitos
A arte
Capítulo VI _ A Génese das Actividades da Imaginação
I - As origens da imaginação, antes das ficções
II - As ficções na criança
A evolução das ficções
A identificação nos jogos
A projecção e o símbolo lúdicos
III - Ficções e génese da personalidade
As dimensões do imaginário lúdico
O imaginário e a personalidade inconsciente
Conclusão _ O Lugar do Imaginário nos Domínios do Conhecimento e da Acção
I - Imaginação e conhecimento
II - Imaginação e acção
|
|
|