| Barroco Sinopse por: Luís Nogueira
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Obra: Barroco Autor(a): Severo Sarduy Editora: Vega Colecção: Universidade Ano publicação: 1989 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 142
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Temáticas: » História da Arte » Estética, Arte e Design
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Sinopse por: Luís Nogueira O livro é-nos apresentado da seguinte forma: "O que é o barroco? Eis a questão central à qual este livro pretende dar resposta. Para Severo Sarduy, romancista e ensaísta, trata-se fundamentalmente de um modo específico de utilizar a linguagem, de dispor a frase, conferindo ao texto um sentido que é o da sua premeditada teatralização. Interpreto e pratico o barroco - escreve o autor - enquanto apoteose do artifício, enquanto ironia e irrisão da natureza; a escrita é uma prática de artificialização. Cada escrita contém uma outra, comenta-a, carnavaliza-a, torna-se o seu duplo pintalgado; a página enxertada de diferentes texturas, de múltiplos estratos linguísticos, tornou-se espaço de um diálogo: como um teatro em que os actores fossem os textos. E este teatro é por excelência cultural, citacional, paródico.
Lapidar, fulgurante, precisa, a definição produzida por Sarduy é, em si mesma, um texto barroco, com a sua beleza envolvente e extrema.
Nascido em Cuba em 1937 e praticamente inédito em língua portuguesa, o autor franqueia-nos as portas deste território soberbo e fascinante que é o da linguagem do barroco, tema e matéria marcantes no quadro das grandes opções e debates estéticos desta década e deste fim de século. Em suma, um texto obrigatório pela luz poliédrica que derrama sobre o leitor".
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Índice: Apresentação de Severo Sarduy
0. Câmara de eco
Um
I. Barroco: a palavra
II. A cosmologia antes do barroco
II. I. O geocentrismo
II. II. A geometrização do espaço: Copérnico/Ucello
II. III. A matéria: Galileu/Cigoli
II. IV. O círculo: Galileu/Rafael
II. V. A alegoria: Galileu/Tasso
III. A cosmologia barroca: Kepler
III. I. O descentramento: Caravaggio, a cidade burguesa
III. II. O duplo centro virtual: El Greco
III. III. O duplo centro real: Rubens
III. IV. A anamorfose do círculo: Borromini
III. V. A elipse: Góngora
III. VI. A elipse do assunto: Velázquez
IV. A cosmologia depois do barroco
IV. I. A relatividade restrita
IV. II. A relatividade geral
IV. III. Big Bang
IV. IV. Steady state
V. Suplemento
V.I. Economia
V.II. Erotismo
V.III. Espelho
V. IV. Revolução
Dois
I. Zero. Cores/Números/Sequências
II. Círculo. Contra a Aufhebung
III. Ciclo. O efeito ecrã
IV. Cubos
V. A metáfora ao quadrado. Sobre Góngora
Notas
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