| À Imagem do Homem. Do Golem às Criaturas Virtuais Sinopse por: Graça Gonçalves
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Obra: À Imagem do Homem. Do Golem às Criaturas Virtuais Autor(a): Philippe Breton Editora: Instituto Piaget Colecção: Epistemologia e Sociedade Ano publicação: 1995 Ano entrada: 2000-01-01
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Temáticas: » Cibercultura
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Sinopse por: Graça Gonçalves Excerto da introdução: "As criaturas artificiais povoam uma zona particular do nosso imaginário, alimentada por antigas lendas, esperanças e medos ancestrais, estando também marcadamente presentes no nosso mundo quotidiano. Mesmo que quiséssemos, o contacto com o projecto de uma inteligência artificial que simula a inteligência humana seria difícil de evitar. E não nos prometem igualmente as auto-estradas de dados de amanhã criaturas virtuais que materializariam as nossas fantasias de um reencontro sem riscos com os sucedâneos de humanos chamados a desempenhar todos os papéis?
Apesar do carácter de modernidade de que se revestem estas promessas, bem conhecidas dos amantes da ficção científica, as criaturas artificiais constituem uma realidade antiga, sucessivamente abordada quer pela mitologia, pela religião e pela magia quer pela literatura e pelo cinema ou, ainda, pelo universo das ciências e das técnicas. Haverá alguma ligação, para além da aparente, entre todas estas criaturas: a estátua animada por que se apaixona Pigmalião, o golem, figura de barro que atravessa a Idade Média e o Renascimento, o monstro do Dr. Frankenstein, os robots e outros computadores inteligentes do século XX? O objectivo primeiro deste livro é demonstrar que uma tal ligação existe e que o seu significado talvez desempenhe um papel essencial na história das culturas humanas.
(…) Este livro, situado na confluência entre a ciência e a cultura, entre a política e a teologia, é sem dúvida difícil de classificar. A procura de uma fixação disciplinar definida desvaneceu-se aqui face ao próprio objecto da pesquisa, nas fronteiras entre o humano e o artificial. Neste sentido, ele decorre talvez de uma antropologia fundamental, que busca o humano nos seus limites mais longínquos".
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Índice: Introdução
1. Genealogia
- Computadores, robots e animais artificiais
As criaturas virtuais
O computador e o cérebro artificial
Os animais sintéticos
Os robots da ficção científica
A inscrição numa tradição antiga
- Os robots da ficção no início do século XX
Um golem equívoco
Os robots do RUR
- Um século XIX prolixo
A Eva futura
Olímpia
O doutor e a sua criatura
Uma criatura artesanal
- O homem artificial dos mecanicistas do Iluminismo
- O golem no cerne do Renascimento
- As criaturas da Antiguidade
O golem da magia
Pigmalião e Galateia
- O mapa de uma presença duradoura
2. A Criatura, Metáfora do Humano
- Três objecções
Uma criatura à imagem do homem
Um limite temporal
A narrativa de um acto de criação
Uma pertinência local
Um mito para as técnicas
- A estrutura constante das narrativas
Um material de base
O homem moldador
Uma intervenção exterior
- Uma representação metafórica
Um fio de Ariadne
3. O Homem enquanto Criação
- As implicações da representação do humano
As respostas eruditas
Um objecto misto
- O paradigma de um ser criado
As três fontes
As estátuas egípcias
O texto da Bíblia
A antiguidade greco-romana
Uma concepção dualista
- Da intervenção divina ao domínio da criação
Criatura de Deus
O autómato, figura do humano
Criatura da ciência
A laicização do golem
O domínio da criação
A reacção romântica
4. O Andrógino Informacional
Uma narrativa fundadora
Três textos relacionados com o Génesis
- A nova visão de Norbert Wiener
Um novo paradigma
As diferenças entre os homens e as máquinas
Um teste de complexidade
Intenção, feed-back, input e output
Um homem transparente e racional
- Alan Turing e o andrógino
Um texto translúcido
O jogo da imitação
A questão do andrógino
A máquina candidata ao jogo da imitação
As objecções à tese
5. O Computador como Cérebro Artificial
- O computador e o cérebro
O projecto de um cérebro artificial
Os planos do EDVAC
As analogias entre neurónios e válvulas
A arquitectura da máquina
- A máquina inteligente
Um modelo informacional
A auto-organização do cérebro artificial
A metáfora do computador-criança
6. Uma Representação do Humano entre a Psicologia e a Política
- A criatura como figura de mediação
O poder do criador
A criatura em auxílio do homem
O golem como mediador
As máquinas de governar contemporâneas
- A ressonância psicológica das criaturas
A emoção diante do artifício da vida
Uma paixão perturbada
A tentação do zoomorfismo
Do zoomorfismo ao antropomorfismo
As curiosas relações entre o homem e o computador
O amor pelos seres artificiais
Produção ou reprodução?
Uma concepção sem pecado
Conclusão
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