| A Comunicação Sinopse por: Graça Gonçalves
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Obra: A Comunicação Autor(a): Lucien Sfez Editora: Instituto Piaget Colecção: Epistemologia e Sociedade Ano publicação: 1991 Ano entrada: 2000-01-01
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Temáticas: » História e Teorias da Comunicação » Sociologia da Comunicação
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Sinopse por: Graça Gonçalves Excerto da introdução: "Nunca na história do mundo se falou tanto de comunicação. Esta, ao que parece, deve resolver todos os problemas: a felicidade, a igualdade, o desabrochar dos indivíduos e dos grupos.
A comunicação invade todos os campos: na área em que o sector das relações humanas, que não era mais que um entre outros, se torna proeminente, na área em que, anteriormente, o marketing dizia respeito ao produto, enquanto hoje trabalha a própria imagem da firma; nos meios políticos que não juram senão pelo marketing político e pela imagem de marca, e que crêem que uma orientação política sem reflexos nas sondagens não é compreendida; na própria imprensa, em que florescem as rubricas "comunicação", no campo do audiovisual, objecto de todas as cobiças políticas e publicitárias; na publicidade, que julga conferir uma honra a si própria ao denominar-se "empresa de comunicação"; na esfera religiosa, que não é poupada e quer agora revelar-nos um deus amável e representável; nas psicoterapias individuais e de grupo; na ciência das organizações e da decisão; nas próprias ciências exactas, físicas e biológicas, contaminadas pelo vocábulo "comunicação"; sem falar, como é óbvio, da inteligência informática, da informação e das ciências cognitivas. Curiosa e grande convergência destes diferentes campos.
Há que encontrar as estruturas comuns, o que reúne realmente atitudes tão diversas sob a mesma bandeira comunicativa. Todos estes domínios que se apresentam como "comunicativos" dizem respeito realmente à comunicação? Todas as comunicações se referem à mesma definição e são idênticas?".
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Índice: Introdução
I. A gestão tradicional da comunicação
II. As teorias explicativas
1.A teoria da acção comunicativa de Jürgen Hbermas
2.Jacques Ellul: Técnica e sociedade
3.Pierre Legendre: o amor do absoluto
III. Três metáforas, três visões do mundo
4.Representar ou a máquina
5.Exprimir ou o organismo
6.Confundir ou Frankenstein: o tautismo
Capítulo I: A Comunicação Representativa
I. A bola de bilhar
II. O debate Descartes-La Mettrie
III. A inteligência artificial
IV. A psiquiatria robótica
V. As concepções mecanicistas dos mass media
VI. A comunicação representativa na ciência clássica das organizações
Conclusão do capítulo I: Representação, primeira definição da comunicação
Capítulo II: A comunicação expressiva
I. A creatura
II. A escola dita de Palo Alto
III. Auto-organização: fechamento e saídas
IV. O conexionismo ou a inteligência artificial expressiva
V. Mass media expressivos
VI. A comunicação expressiva na nova ciência das organizações
Conclusão do capítulo II: Expressão, segunda definição de comunicação
Capítulo III: A comunicação confusionante
I. O tautismo: noção e práticas
II. Mass media confusionantes
III. A terapia Mao
IV. Publicidade
V. Tecnologias do espírito e ciência cognitiva
VI. A República Computacional
Conclusão do capítulo III: Confusão, terceira definição de comunicação
Comunicação geral: Contra a comunicação confusionante: a interpretação
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