|
Sinopse por: Luís Nogueira Na nota ao leitor que abre a obra pode ler-se: "Somos cinco os autores deste livro. O nosso ponto de partida foram algumas ideias da série de televisão Ways of Seeing. Procurámos ampliar e matizar essas ideias, que influíram não só no que dizemos neste livro como na forma por que procuramos dizê-lo. Em relação ao nosso objectivo, a forma do livro e o seu conteúdo são dois factores de importância igual.
O livro consta de sete ensaios numerados, que podem ler-se por qualquer ordem. Em quatro, utilizam-se palavras e imagens, nos restantes apenas imagens. Estes ensaios, puramente visuais (sobre os modos de ver mulheres e sobre aspectos diversos e contradictórios da tradição da pintura a óleo), estão pensados para suscitar tantas perguntas quanto os ensaios verbais. Nos ensaios visuais não se dá por vezes informação alguma sobre as imagens reproduzidas porque nos pareceu que tal informação poderia distrair a atenção do verdadeiramente essencial. Essa informação é dada devidamente no índice de reproduções, no final do livro.
Nenhum dos ensaios pretende tratar senão alguns aspectos de cada tema, em particular aqueles que a moderna consciência histórica trouxe a primeiro plano. O nosso objectivo principal foi o de iniciar um processo de interrogação".
|
|