| A realização cinematográfica Sinopse por: Luís Nogueira
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Obra: A realização cinematográfica Autor(a): Terence St. John Marner Editora: Edições 70 Colecção: Arte e Comunicação Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 181
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Temáticas: » Cinema » Cinema
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Sinopse por: Luís Nogueira
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Índice: Capítulo I: O papel do realizador
Introdução
Antecedentes históricos
O lugar da técnica
O filme e o orçamento
A colaboração
Capítulo 2: A preparação
Principais actividades
Índice de consumo de negativo
A escolha da equipa
O ritmo
Segurança
Economia
O estilo
Capítulo 3: O guião
As grandes linhas da planificação
A preparação do guião
O tempo cinematográfico
O assunto
A interpretação
A flexibilidade
O guião por sequências principais
O diálogo
Adaptações
A adaptação de uma obra teatral
O argumento para documentários
Pessoa e tempo gramatical convencionais na redacção do guião
1. A primeira pessoa do plural
2. O tempo presente
As diferentes etapas da execução do guião
1. A sinopse
2. O guião literário
3. A sequência
4. A sequência literária
5. A sequência dialogada
6. O guião por cenas
7. A planificação ou pré-planificação
8. O guião técnico
Capítulo 4: A elaboração dos planos
Procedimentos
1. O trabalho em casa
2. A preparação da filmagem
3. A troca de impressões durante a preparação da filmagem
4. A filmagem
Plano geral
Plano de conjunto
Plano aproximado de tronco e plano médio
Plano aproximado de peito e grande plano
Planos de pormenor
Insertos
Filmagem em espaços reduzidos
Capítulo 5: Continuidade espácio-temporal
A continuidade direccional
Contracampo
Continuidade na transposição de uma esquina de rua
O eixo de acção
o eixo da acção aplicado ao princípio do triângulo
Resumo
Continuidade segundo a direcção do olhar
Plano de quatro pessoas em contracampo dentro de um veículo em movimento
Continuidade temporal
As fusões
O encadeado
Capítulo 6: Objectivas e composição
O ângulo de abertura da objectiva. O campo
Objectivas grandes-angulares
Teleobjectivas
As objectivas e os efeitos especiais
A profundidade de campo
A mudança do foco
A zoom
As objectivas e o movimento
A distorção
Capítulo 7: Ponto de vista e movimento
Ponto de vista normal
Inclinação da câmara segundo o eixo vertical
Plano em picado
Plano em contrapicado
Inclinação da câmara segundo o eixo horizontal
Ênfase
Colocação da câmara
A panorâmica
Movimentação no interior do quadro
Capítulo 8: O realizador e a representação dos actores
O elenco
A direcção do actor de teatro
O ambiente como factor dramático
A relação actor-realizador
A direcção de intérpretes ocasionais
Os actores infantis
Capítulo 9: O ensaio e a improvisação
O ensaio
Desenvolvimento do personagem
Especialistas e consultores técnicos
Os duplos e os riscos inerentes
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