| Principles of Art History Writing Sinopse por: Luís Nogueira
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Obra: Principles of Art History Writing Autor(a): David Carrier Editora: The Pennsylvania State University Press Ano publicação: 1991 Ano entrada: 2000-01-01
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Temáticas: » Estética, Arte e Design » Linguagem e Literatura
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Sinopse por: Luís Nogueira "Começo por perguntar duas questões simples: porque difere tão dramaticamente a argumentação dos historiadores de arte actuais em relação àqueles que antes escreviam sobre a arte? E, uma vez que esses historiadores modernos tão frequentemente discordam, como é possível a objectividade na história da arte? Respondo estabelecendo um paralelo entre a história da arte e a história da escrita sobre arte (artwriting). Segundo Vasari e E.H. Gombrich, a pintura progrediu através de representações cada vez mais perfeitamente naturalistas do mundo. Talvez o mesmo seja verdade para a escrita sobre arte. Os textos modernos são superiores aos mais antigos, fazem melhores descrições das obras de arte.
Uso a palavra "artwriting" (escrita sobre arte) para referir textos escritos por críticos ou historiadores da arte. Falo de história da arte em referência a textos de historiadores da arte profissionais e actuais. Esta distinção verbal sublinha um importante ponto conceptual. Vasari e Leo Steinberg ambos escrevem sobre Michelangelo; Crowe, Cavalcaselle e Panofsky discutem Van Eyck; Zola e Theodore Roth ambos analisam Manet. Mas estarão os escritores mais antigos e os historiadores modernos a fazer a mesma coisa? Se não estão, precisamos de duas palavras diferentes para indicar que os seus textos pertencem a dois géneros literários distintos.
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Índice: Part One
Case Studies: Interpretation in Present-day Art History
1.Preservation as Interpretation
2.Piero della Francesca: Modern Interpretation of Renaissance Artworks
3.Caravaggio: The Construction of an Artistic Personality
4.Allegory in Flemish Art: Comparative interpretations of Jan van Eyck and Robert Campin
Part Two
The History of Art History
1.Ekphrasis and Interpretation: The Creation of Modern Art History
2.Winckelmann and Pater: Two Styles of Art-historical Writing
3.David’s Oath of the Horati: The search for Sources of an Eighteenth-Century Masterpiece
Part Three
Toward a Revisionist Art History
1.Where is the Painting? The Place of the Spectator in Art History Writing
2.When is the Painting? The Temporal Place of the Spectator in Art history Writing
3.Manet: Modernist Art, Postmodernist Artwriting
4.Matisse: The End of Classical Art History and the Fictions of Early Modernism
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