| A câmara clara Sinopse por: Graça Gonçalves
|
|
|
Obra: A câmara clara Autor(a): Roland Barthes Editora: Edições 70 Colecção: Arte e Comunicação Ano publicação: 1982 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 176
|
|
|
Temáticas: » Fotografia e Video
|
|
|
|
|
|
Sinopse por: Graça Gonçalves "Um dia, há muito tempo, encontrei uma fotografia do irmão mais novo de Napoleão, Jerôme (1852). Disse então para comigo, com um espanto que, desde então, nunca consegui reduzir: "Vejo os olhos que viram o Imperador." Por vezes falava desse espanto, mas, como ninguém parecia partilhá-lo nem sequer compreendê-lo (a vida é feita assim de pequenas solidões), esqueci-o. O meu interesse pela fotografia tomou um carácter mais cultural. Declarei que preferia a Foto ao cinema, do qual, todavia, não conseguia separá-la. Esta questão persistia. Sentia pela Fotografia um desejo "ontológico": queria, a todo o custo, saber o que ela era "em si", por que característica essencial se distinguia do conjunto das imagens. Tal desejo significava que, no fundo, para além das evidências provenientes da técnica e da utilização e apesar da sua formidável expansão contemporânea, eu não estava seguro de que a Fotografia existisse, de que ela dispusesse de um `génio` próprio". (introdução)
|
|
|
Índice: I Parte
Especialidade da Foto
A Foto inclassificável
A emoção como ponto de partida
Operator, Spectrum e Spectator
Aquilo que é fotografado
O Spectator: desordem dos gostos
Fotografia como aventura
Uma fenomenologia desenvolta
Dualidade
Studium e Punctum
Informar
Pintar
Surpreender
Significar
Fazer desejar
A fotografia unar
Co-presença do Studium e do Punctum
O Punctum: característica parcial
Característica involuntária
Satori
Demasiado tarde e silêncio
Campo cego
Palidónia
II Parte
"Uma noite"
A História como separação
Reconhecer
A Fotografia do Jardim de Inverno
A menina
Ariana
A Família, a Mãe
"Isto foi"
A pose
Os raios luminosos, a cor
O Espanto
A autentificação
A estase
A morte crua
O Tempo como Punctum
Privado/Público
Perscrutar
A semelhança
A linhagem
A câmara clara
O "ar"
O Olhar
Loucura, Piedade
A Fotografia domesticada
Referências:
I. Livros
II. Álbuns e Revistas
Fotógrafos Citados
Ilustrações
|
|
|