| O filme documentário. História, identidade, tecnologia Sinopse por: Luís Nogueira
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Obra: O filme documentário. História, identidade, tecnologia Autor(a): Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior Editora: Edições Cosmos [www.liv-arcoiris.pt/cosmos/] Ano publicação: 1999 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 134
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Temáticas: » Cinema » História do Cinema » Cinema
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Sinopse por: Luís Nogueira Trata-se de uma versão revista da dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, apresentada pela autora na universidade da Beira Interior em 1998. Diz João Mário Grilo, no prefácio: "Ao contrário do que acontece nos grandes centros culturais e linguísticos do mundo, a edição portuguesa tem-se mantido numa posição tristemente longínqua da reflexão sobre o cinema. São poucos os livros editados, são ainda em menor número os que se apoiam em investigações originais de autores portugueses. Só por estas razões, a edição deste pequeno livro sobre o documentarismo seria já motivo suficiente de regozijo, até porque o documentário confina uma região sobre a qual, mesmo lá fora, se pensa pouco e se escreve ainda menos.
Esta obra possui, no entanto, outros méritos. Por exemplo, assumir-se como um texto que não teme afrontar um conjunto de temáticas fundadoras e fundamentais, como as que se prendem com a própria ontologia do documentário.
Como o seu próprio título indica, O Filme Documentário. História, identidade, tecnologia é um trabalho feito a pensar em todos quantos, a partir dele, podem começar a olhar o documentarismo na especificidade das suas formas e na diversidade dos seus conteúdos. Muito mais do que (mais) um texto de introdução ao que o senso comum já, há muito tempo, intuiu - para o melhor e para o pior -, o que nestas páginas se vislumbra é, assim, um verdadeiro programa de iniciação, uma porta aberta para um campo imenso que, dos Lumière ao documentarismo contemporâneo, funcionou, sempre, como uma importante referência e reserva de toda a história do cinema".
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Índice: Prefácio
Introdução
I. O conceito de documentário
II. A identidade do documentarismo
O nascimento do cinema ou a raiz do documentário
A construção da identidade do documentário
O documentarismo britânico dos anos 30 ou a formação de uma identidade: o registo in loco; o ponto de vista e a criatividade do documentarismo
III. O documentário enquanto prática fílmica
Documentário de exposição
Documentário de observação
Documentário interactivo
Documentário reflexivo
IV. O documentário pós-Grierson
V. Os meios técnicos que condicionam o documentarismo
VI. O documentário digital como lugar de manifestação do registo in loco, do ponto de vista e da criatividade do documentarista
VII. A multiplicidade de conteúdos e formas do documentário e a imprescindível figura do documentarista
Conclusão
Notas
Bibliografia e Filmografia
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