| Design e Comunicação Visual Sinopse por: Graça Gonçalves
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Obra: Design e Comunicação Visual Autor(a): Bruno Munari Editora: Edições 70 Colecção: Arte e Comunicação Ano publicação: 1968 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 374
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Temáticas: » Estética, Arte e Design » Estética, Arte e Design
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Sinopse por: Graça Gonçalves Apresentação: "Este livro tem origem num conjunto de cerca de cinquenta lições sobre Comunicação Visual que dei, a convite da Harvard University, no Carpenter Center for the Visual Arts de Cambridge, no Massachusetts, do início de Fevereiro ao fim de Maio de 1967. Num ambiente ideal, quer do lado humano quer do funcional, pude experimentar algumas inovações a respeito do método de ensino dos elementos básicos do design e da linguagem visual. Infelizmente, o tempo de que dispunha era demasiado breve para desenvolver um curso completo sobre estes temas; foi todavia suficiente para provar que aquilo que eu pensava pudesse ser um novo método de ensino baseado não já nos antigos conceitos do que é belo e do que é feio, mas no que é correcto ou errado, segundo um determinado princípio formativo.(...)"
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Índice: Apresentação
Primeira Parte
Cartas de Harvard
Novos problemas novos instrumentos
Adaptar o programa aos indivíduos e não vice-versa
Cada um lê o que sabe
Texturas
As ilusões ópticas
Retaguarda - Vanguarda - Investigação
Modulação do espaço
Sensibilização dos sinais
A contribuição dos peritos
Fazer sem pensar
Visitantes clandestinos
Estruturas
Projecções simultâneas
Sequências de imagens
Modulação a quatro dimensões
Os Computer Graphics
Formas orgânicas
Evolução instrumental
Códigos visuais
Muitas imagens, numa só
Segunda Parte
Comunicação visual
Comunicação visual
A mensagem visual
Decomposição da mensagem
Texturas
Rarefacção e adensamento
Texturas em relevo
Formas
Figuras interiores das formas base
Ilusões ópticas
Dupla imagem
Figuras ambíguas e figuras impossíveis
Variações estáticas e dinâmicas
Sequência de formas
Crescimento
Várias leituras de uma mesma forma crescente
Distorção das imagens
Volumes imateriais
Passagem das duas às três dimensões
Das duas às três dimensões: um objecto de design
Formas complexas tridimensionais
A simetria
Formas interiores do cubo
Formas extraídas de perfilados industriais
Formas Topológicas
Ligação entre duas formas
Formas pneumáticas
Formas nos líquidos
Formas lógicas e formas orgânicas
Ramificação
Estruturas
Estruturas base em duas dimensões
Formas coerentes estruturadas bidimensionais
Estruturas complexas bidimensionais
Ligação entre estruturas diversas
Distorsão de estruturas
Corpos coerentes estruturados em três dimensões
Estruturas dependuradas
Repetição de módulos e submódulos
Acumulação
Estruturas em tensão
Módulo flexível
Variações temáticas
Estruturas interiores aos módulos
Variações nos módulos
Estruturas de encaixe
Nós, juntas e ligações
O sistema Mero
Contrastes simultâneos
O uso da cor para o designer
Um método para o projecto
Agradecimento e, ainda, convite
Bibliografia
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