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Sinopse por: Otto von Simson Nesta obra, Otto von Simson ensaia a tese de que o arquétipo das catedrais da Île de France está na basílica de Saint Denis, reformada pelo abade Suger no Século XII.
Profundo investigador da arte do medievo, Simson procura abordar a arquitectura como sistema. Descreve e caracteriza a traça, o risco gótico, pelos seus aspectos funcionais e estruturais, tanto na horizontal [planta] como na vertical [cortes e alçados]. Dedica, por conseguinte, grande parte da obra à exposição dos princípios medievais de beleza, ordem, harmonia e medida nos seus aspectos ideológicos, geométricos, artísticos e tectónicos. Procura a tradução das particularidades eclesiásticas da linha de Suger e das catedrais com a cisterciense de Claraval, confrontando os distintos princípios formais com a diversidade litúrgica inerente a cada um dos movimentos – normando vs borgonhês; não se eximindo de apresentar os diferentes compromissos artísticos das esferas hierárquicas monárquica e teológica.
Por fim, concentra-se no paradigma do culto mariano: Notre Dame Chartres. Desvendando a sua repercussão nos demais “palácios da Virgem”, nas escolas catedralícias e na administração diocesana, então generalizada em França.
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