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Sinopse por: Luís Nogueira Sendo a inclusão de estudos mediáticos nos diferentes níveis de ensino "uma medida necessária para uma formação integral e adequada às características culturais do cidadão das sociedades modernas onde o fenómeno comunicativo global assume grande importância social, cultural e pedagógica", contexto no qual o cinema se integra perfeitamente, "o estudo da dimensão pedagógica dos fenómenos fílmicos e cinemáticos torna-se um acto de aquisição de conhecimentos e de reflexão crítica sobre uma faceta preponderante da nossa história cultural recente", como afirma o autor.
E adianta: "Os conhecimentos transmitidos pelos veículos de comunicação audio-visual, principalmente através da televisão e do cinema, constituem aquilo que alguns autores têm chamado um autêntico currículo paralelo, cujas implicações pedagógicas importa conhecer, estudar e investigar no próprio âmbito escolar uma vez que interferem, decididamente, com o processo normal de ensino-aprendizagem - currículo institucional, quer no que respeita aos efeitos cognitivos mais específicos, quer no toca a esfera mais global dos valores, atitudes e padrões de comportamento".
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