| Introduction à l`Analyse de l`image Sinopse por: Luís Nogueira
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Obra: Introduction à l`Analyse de l`image Autor(a): Martine Joly Editora: Nathan Ano publicação: 1993 Ano entrada: 2000-01-01
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Temáticas: » Linguagem e Literatura » Estética, Arte e Design » Estética, Arte e Design
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Sinopse por: Luís Nogueira "O objectivo deste livro é ajudar os consumidores de imagens que todos nós somos a melhor compreender a maneira como a imagem comunica e transmite as suas mensagens.
Que nós vivemos numa civilização de imagens parece a opinião mais partilhada sobre as características da nossa época, repetida que é desde há pelo menos 30 anos. Contudo, quanto mais esta constatação se afirma, mais parece que ela transporta um peso ameaçador para os nossos destinos. Quanto mais imagens vemos mais nos arriscamos a ser abusados, sendo que estamos apenas na aurora de uma geração de imagens virtuais, estas novas imagens que nos propõem mundos ilusórios que podemos percorrer sem para isso ter de deixar o nosso quarto de dormir…
(…) Num primeiro momento quisemos definir o objecto da nossa análise. Precisar de que falamos quando falamos da imagem; ver, dentre as diferentes definições possíveis, o laço que pode haver entre elas, e que utensílios teóricos podem explicar esse laço (…).
Uma vez circunscrito o objecto da nossa análise, tentaremos estudar as implicações da análise da imagem, o que a sua recusa como o seu desejo podem significar, as precauções preliminares que ela reclama, tais como a tomada em conta do estatuto da imagem analisada, as atenções que ela suscita como o contexto da sua aparição. Consideraremos diferentes funções da análise e em quê os seus objectivos determinam a metodologia do processo (…).
O terceiro capítulo concentrar-se-á sobre o estudo da imagem publicitária como protótipo e como terreno de investigação e de representação visual (…).
Enfim, evocaremos a complementaridade entre imagem e linguagem, como a oposição imagem/linguagem é uma falsa oposição, uma vez que a linguagem não somente participa da construção da mensagem visual mas a completa numa circularidade reflexiva e criativa".
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Índice: I. Qu’est-ce qu’une image?
1. La notion d’image: usages et significations
1.1L’image comme image médiatique
1.2Souvenirs d’image
1.3Images et origines
1.4Image et Psychisme
1.5L’imagerie scientifique
1.6Les "nouvelles images"
1.7L’image-Protée
2. L’image et la théorie sémiotique
2.1 L’approche sémiotique
2.2 Origines de la sémiotique
2.3 Linguistique et sémiologie
2.4 Vers une "théorie des signes"
2.5 Différents types de signes
2.6 L’image comme signe
2.7 Comment la théorie aide à comprendre l’usage du mot "image"
2.8 Imitation, trace, convention
II. L’analyse de l’image: enjeux et méthode
1. Prémisses de l’analyse
1.1 Le refus de l’analyse
1.2 Fonctions de l’analyse de l’image
1.8Objectifs et méthodologie de l’analyse
2. L’image, message pour autrui
2.1 Fonctions de l’image
2.2 Image et communication
2.3 L’image comme intercession
2.4 Attentes et contexts
2.5 Analyse des éléments d’un tableau
Conclusion
III. Image Prototype
1. Images de pub
1.1 La publicité comme terrain théorique
1.2 La description
1.3 Les différents types de messages
1.1Rhétorique de l’image
1.2La rhétorique classique
1.3La nouvelle rhétorique
1.4Rhétorique et connotation
1.5"Rhétorique et Publicité"
1.9 Vers une rhétorique générale
2. Exemple d’analyse d’une publicité
2.1 La description
2.2 Le message plastique
2.3 Le message iconique
2.4 Le message linguistique
Conclusion
IV. L’image et les mots
1. Quelques préjugés
1.1 Exclusion/interaction
1.2 Vérité/fausseté
2. Interaction et complémentarité
2.1 Le relais
2.2 Le symbole
2.3 Image/imaginaire
2.4 À propos d’une photographie
2.5 Pouvoirs des images
2.6 "Paysage de Cézanne"
Conclusion générale
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