| O Novo Mundo das Imagens Electrónicas Sinopse por: Graça Gonçalves
|
|
|
Obra: O Novo Mundo das Imagens Electrónicas Autor(a): Guido Aristarco Autor(a): Teresa Aristarco Editora: Edições 70 Colecção: Arte e Comunicação Ano publicação: 1985 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 249
|
|
|
Temáticas: » Sociedade da Informação e Novas Tecnologias
|
|
|
|
|
|
Sinopse por: Graça Gonçalves Da introdução: "O Fenómeno é tão recente que não é só possível reconhecer-lhe as directrizes do seu desenvolvimento, como também assinalar as datas de início de uma pesquisa sobre a qual, dia após dia, se acumulam materiais realmente notáveis. Existe um precedente heráldico, uma espécie de verdadeira arqueologia da electrónica, um seu afim longínquo, que é a investigação publicada há cerca de vinte anos na Cinema Nuovo sobre aquilo a que Carlo Lizzani chamava (como o recordou precisamente em Bolonha) " a quarta idade das imagens em movimento". Depois, em 1982, o primeiro congresso importante sobre "O novo mundo da imagem electrónica", organizado pela revista Cinema Nuovo, pelo Instituto de História do Cinema e do Espectáculo da Universidade de Turim, pelo Município de Turim e pela RAI. A partir daí, seguiu-se Taormina, que essencialmente repetia Turim; Porreta Terme (1983) e, em 1984, Bolonha. O que é que se desenvolveu nestes dois anos? Sobretudo, ou quase exclusivamente, a informação sobre um âmbito em que a produção é ainda experimental e em que a pesquisa descobre cada vez mais possibilidades e campos de aplicação no sector dos audiovisuais. (...)"
|
|
|
Índice: I. À Guisa de Introdução
Libório Termine e Franco Prono
Uma situação de fronteira
II. Linguagens audiovisuais e tecnologias avançadas
Guido Aristarco
O cinema. Da química aos processos electrónicos
Corrado Maltese
Linguagem analógica e linguagem digital
Gillo Dorfles
As propriedades linguísticas da elaboração iconográfica
Gianfranco Barbieri
Tendências e funções do sistema numérico
Vittorio Storato
Tonalidades, luzes, energias
Mario Bernardo
O problema da definição, hoje e amanhã
Vittorio Contino
Brown, discípulo de Gubbio realizador: o "Steadycam"
Pasquale Squitieri
Com o polegar na boca, hipnose electrónica
Toni Veritá
Uma maravilhosa desordem
Román Gubern
Os comportamentos induzidos da iconografia electrónica
Vittorio Fagone
Vídeo frente a vídeo
Janus
Entre mil écrans móveis, define-se a vídeo-arte
Marco G. Gazzano
A vídeo-arte em busca de uma nova linguagem
Andrea Balzola
Para uma virgindade póstuma do engenho audiovisual
III. O futuro já começou
Michelangelo Antonioni
Até parece uma brincadeira
Francis Ford Coppola
A utopia dos nossos dias
Jean-Luc Godard
Sobre o argumento
Harrison Ellenshaw
Os vestígios do computador em "Tron"
Bob Abel
Light-show
Giuliano Montaldo
Um Arlequim em alta-definição
Liliana Cavani
Da mão esquerda à mão direita
Roberto Faenza
Diferenças inconstantes
Faliero Rosati
Um novo estatuto linguístico?
Ermanno Olmi
Estreito parentesco, diferentes caracteres
Vittorio Gelmetti
A qualidade "inaudita" do som em computador
Franco Mannino
Música e motivo visual
Opiniões
Alexandre Kluge
Cinema e novos media
Diego Carpitella
Como a imprensa em "papel couché"
Dionigi Galletto
O laser e as tecnologias do futuro
Indice das Ilustrações
|
|
|