| Arte e percepção visual. Uma psicologia da visão criadora Sinopse por: Luís Nogueira
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Obra: Arte e percepção visual. Uma psicologia da visão criadora Autor(a): Rudolf Arnheim Editora: Livraria Pioneira Editora Ano publicação: 1995 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 503
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Temáticas: » Estética, Arte e Design » Estética, Arte e Design
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Sinopse por: Luís Nogueira
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Índice: Introdução
1. Equilíbrio
A estrutura oculta de um quadro
Que são forças perceptivas?
Dois discos num quadrado
Equilíbrio psicológico e equilíbrio físico
Por que equilíbrio?
Peso
Direcção
Padrões de equilíbrio
Alto e baixo
Direita e esquerda
O equilíbrio e a mente humana
Madame Cézanne numa cadeira amarela
2. Configuração
A visão como exploração activa
Captação do essencial
Conceitos perceptivos
O que é configuração?
A influência do passado
Ver a configuração
Simplicidade
Simplificação demonstrada
Nivelamento e aguçamento
Um todo se mantém
Subdivisão
Porque os olhos com frequência dizem a verdade?
Subdivisão nas artes
O que é uma parte?
Semelhança e diferença
Exemplos tomados da arte
O esqueleto estrutural
3. Forma
Orientação no espaço
Projecções
Qual é o melhor aspecto?
O método egípcio
O escorço
Sobreposição
Qual é a vantagem da sobreposição?
Interacção entre o plano e a profundidade
Aspectos competitivos
Realismo e realidade
O que é que tem aparência de realidade?
A forma como invenção
Níveis de abstracção
La Source
Informação visual
4. Desenvolvimento
Porque as crianças desenham assim?
A teoria intelectualista
Elas desenham o que vêem
Conceitos representativos
O desenho como movimento
O círculo primordial
A lei da diferenciação
Vertical e horizontal
Obliquidade
A fusão de partes
Tamanho
Os erroneamente chamados girinos
Tradução para duas dimensões
Consequências educacionais
O nascimento da forma na escultura
Hastes e placas
O cubo e a esfera
5. Espaço
Linha e contorno
Rivalidade de contorno
Figura e fundo
Níveis de profundidade
Aplicação na pintura
Molduras e janelas
Concavidade na escultura
Porque se vê profundidade?
Profundidade por sobreposição
Transparência
As deformações criam espaço
Caixas em três dimensões
Ajuda do espaço físico
Simples ao invés de verdadeiro
Os gradientes criam profundidade
No sentido de uma convergência de espaço
As duas raízes da perspectiva central
Não uma projecção fiel
Espaço piramidal
O simbolismo de um mundo focalizado
Centralidade e infinito
Jogando com as regras
6. Luz
A experiência da luz
Claridade relativa
Iluminação
A luz cria espaço
Sombras
Pintura sem iluminação
O simbolismo da luz
7. Cor
Da luz à cor
Configuração e cor
Como as cores acontecem
As primárias geradoras
Adição e subtracção
Complementares geradoras
Um meio instável
A busca da harmonia
Os elementos de escala
Sintaxe das combinações
As complementares fundamentais
Interacção da cor
Matisse e El Greco
Reacção à cor
Cor quente e cor fria
8. Movimento
Acontecimentos e tempo
Simultaneidade e sequência
Quando vemos o movimento?
Direcção
As revelações da velocidade
Movimento estroboscópico
Alguns problemas de montagem de filmes
Forças motoras visíveis
Uma escala de complexidade
O corpo como instrumento
A imagem corporal cinestésica
9. Dinâmica
A simplicidade não é o suficiente
A dinâmica e suas interpretações tradicionais
Um diagrama de forças
Experimentos sobre tensão dirigida
Movimento imóvel
A dinâmica da obliquidade
A tensão na deformação
Composição dinâmica
Efeitos estroboscópicos
Como ocorre a dinâmica?
Exemplos tomados da arte
10. Expressão
Teorias tradicionais
Expressão inserida na estrutura
A prioridade da expressão
Simbolismo na arte
Bibliografia
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