| O impressionismo Sinopse por: Luís Nogueira
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Obra: O impressionismo Autor(a): Pierre Francastel Editora: Edições 70 Colecção: Arte e Comunicação Ano publicação: 1988 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 188
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Temáticas: » História da Arte » Estética, Arte e Design » Estética, Arte e Design
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Sinopse por: Luís Nogueira "Este pequeno livro não é nem uma história do impressionismo nem uma recolha de monografias. Tem a ambição talvez demasiada de sugerir um juízo de conjunto sobre a pintura dos anos 1875-1900, de acordo com a tradição e a vida francesa coetâneas(...).<br>
Um dos factos que queríamos acentuar neste livro é que se o impressionismo foi uma data decisiva na história da arte moderna, foi porque continha, mais do que uma transformação das técnicas, uma modificação dos valores sentimentais e poéticos. Onde quase sempre, nos últimos quarenta anos, só se quis procurar receitas e fórmulas, encontramos sobretudo uma visão da natureza, mais ou menos subjectiva, mais ou menos total, mas sempre à base da emoção e da inspiração (...).<br>
Uma vez que as novidades técnicas foram apenas a expressão de um ideal, o impressionismo deve ser estudado como um testemunho do estado da sensibilidade francesa nos últimos trinta anos do século XIX. O impressionismo, a arte vivida, não pode ser unicamente considerado sob o ponto de vista técnico nem mesmo artístico; trata-se de uma das maiores fontes de informação sobre a vida espiritual de uma época que começa a distanciar-se de nós o suficiente para ser considerada objectivamente no seu conjunto". Estes excertos são retirados da introdução do livro.
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Índice: Introdução<br>
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Primeira Parte: Impressionismo e Técnica<br>
I. Luz, Cor<br>
1. Os começos de Claude Monet: impressionismo e temperamento<br>
2. Os dois impressionismos<br>
3. à margem do impressionismo: o caso de Manet<br>
4. Monet, chefe de escola<br>
5. A tentativa de Cézanne: luz e desenho<br>
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II. Forma, desenho, composição<br>
1. As três maneiras de Renoir<br>
2. Degas e a representação do movimento<br>
3. Japonismo e décor<br>
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Segunda Parte: Impressionismo e poesia<br>
I. Simbolismo. Panteísmo<br>
II. Classicismo, Realismo, Síntese<br>
III. Impressionismo e Arte Moderna<br>
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Posfácio<br>
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