|
Sinopse por: Graça Gonçalves Diz o autor, em jeito de apresentação: "Esta introdução à pragmática da comunicação visa fornecer o estado da questão da disciplina aos estudantes dos primeiros anos da Universidade. Este objectivo impôs algumas opções.
A preocupação em apresentar, de maneira suscinta e tão clara quanto possível, as perspectivas fundamentais da disciplina, obrigou a deixar de lado desenvolvimentos mais elaborados, embora sejam referidas obras onde poderão ser encontrados os desejáveis aprofundamentos e elaborações críticas.
O domínio da pragmática, pela sua relação com a lógica, presta-se obviamente a um trabalho de formalização. Tratando-se, no entanto, de uma iniciação destinada aos alunos dos primeiros anos da Faculdade, seria desaconselhável uma formalização lógica demasiado elaborada. Este esforço, ainda que necessário a um nível mais aprofundado, só tem sentido depois de correctamente compreendidas e assimiladas as perspectivas que as fórmulas se destinam a exprimir. Esta opção pretende evitar que o estudante caia num trabalho de características meramente escolásticas que poderiam ter como resultado a esterilização do seu entendimento da matéria e o embotamento da sua criatividade".
|
|