|
Índice: Capítulo I: O significante imaginário
1. O imaginário e o bom objecto no cinema e na teoria do cinema
Ir ao cinema
Falar de cinema
Gostar de cinema
2. O imaginário do investigador
Psicanálise, linguística, história
Psicanálise freudiana, outras psicanálises
Várias espécies de estudos psicanalíticos sobre o cinema:
- Psicanálise do argumento
- Psicanálise do sistema textual
- Psicanálise do significante-cinema
- Os grandes regimes do significante
3. identificação, espelho
Percepção, imaginário
O sujeito omnipercepcionante
A identificação com a câmara
Acerca da teoria idealista do cinema
Acerca de alguns subcódigos de identificação
Ver um filme
4. A paixão de perceber
O regime escópico do cinema
Ficção de teatro, ficção de cinema
5. Negação, feitiço
Estruturas de crença
Cinema como técnica
Feitiço e quadro
Teorizar, diz ele (conclusão provisória)
Capítulo II: História/discurso
(Nota acerca de dois voyeurismos)
Capítulo III: O filme de ficção e o seu espectador (estudo metapsicológico)
1. Filme/sonho: o saber do sujeito
2. Filme/sonho: a percepção e a alucinação
3. Filme/sonho: graus de secundarização
4. Filme/fantasma
5. A intenção fílmica
Capítulo IV: Metáfora/metonímia, ou o referente imaginário
Preliminares
1. Figura primária, figura secundária
Das figuras gastas
Figural, linguístico: a figura no cerne do sentido próprio
Acerca das figuras nascentes
A ilusão metalinguística
2. Figuras finas, figuras largas
O estatuto e a lista
3. Retórica e linguística: o gesto jakobsoniano
4. Referencial, discursivo
Cruzamentos do referencial e do discursivo
Figura e tema
Grande plano, montagem, sobreimpressão
5. Metáfora/metonímia: dissenetria de uma simetria
Da metonímia à metáfora
Da metáfora à metonímia?
Acerca da distribuição metaforometonímica
6. Figural e substitutivo
7. O problema da palavra
Figura/tropo
O retórico e o icónico
A palavra como isolante
8. A força e o sentido
9. Condensação
A condensação no sistema da língua
Curto-circuito, circuito curto
A condensação-metonímia
10. Do trabalho do sonho ao processo primário
11. A censura: barreira ou separação
Marcas de censura não censuradas
Passagem, não-passagem: a separação do consciente e do inconsciente
Primário/secundário: a refracção
Conflito, compromisso: os graus
12. Deslocamento
O sentido como trânsito, o sentido como encontro
O deslocamento-metáfora
13. Entrecruzamentos e tessituras no filme
(exemplo de uma figuração: o encadeado)
14. Condensações e deslocamentos do significante
Acerca da noção de operação do significante
Condensação/metáfora; deslocamento/metonímia: o transbordamento
Transbordamentos icónicos
15. Paradigma/sintagma no texto da cura
|
|