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Sinopse por: Luís Nogueira O World Press Photo é talvez o concurso fotográfico anual mais importante e divulgado, pela diversidade de categorias concorrentes e pelo número de participações. Neste estudo, Jorge Pedro Sousa analisa as quarenta "Fotos do Ano" do World Press Photo, de 1956 a 1995, "tentando descobrir quais são os news values que os foto-repórteres valorizaram e trazem para o seu trabalho. Escolhemos as "Fotos do Ano" porque, sendo as imagens do World Press Photo que atingem maior notabilidade pública e maior reconhecimento fotojornalístico, são também as imagens que, julgamos, melhor propiciam a avaliação dos factores em causa. Metodologicamente seguimos, adaptando-a, a via aberta por Michael W. Singletary e Chris Lamb, mas nem sempre chegamos às mesmas conclusões".
São várias as questões colocadas: "Qual é e como variou (se variou) o conteúdo das "Fotos do Ano"? Será que os valores-notícia nessas fotografias são os que tradicionalmente se atribuem à actividade jornalística, os que enfatizam qualidades como o momento, a intensidade, a proximidade (geográfica, cultural), a consequência, a proeminência social ou o interesse humano? Haverá valores-notícia distintamente fotojornalísticos? Que news values se poderão inferir da observação das "Fotos do Ano"? Será que os critérios de noticiabilidade reflectidos nas "Fotos do Ano" sofreram mudanças ao longo do tempo?"
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