| História da arte e movimentos sociais Sinopse por: Luís Nogueira
|
|
|
Obra: História da arte e movimentos sociais Autor(a): Nicos Hadjinicolaou Editora: Edições 70 Colecção: Arte e Comunicação Ano publicação: 1989 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 206
|
|
|
Temáticas: » História da Arte » Estética, Arte e Design » Estética, Arte e Design
|
|
|
|
|
|
Sinopse por: Luís Nogueira "Este ensaio consagra-se ao estudo das variantes da ideologia burguesa da arte na medida em que elas constituíram, na prática, a disciplina comummente designada por história da arte. Trata-se, pois, de não perder de vista que todas essas árvores fazem parte da mesma floresta. É claro que a burguesia evolui. Mesmo desde a época em que ela está em plena estagnação. E a sua ideologia evolui com ela. Ela muda de aspecto, as suas variantes sucedem-se, combatem-se uma à outra, mas ela não deixa, no entanto, de ser a ideologia burguesa.
Trata-se de um escrito polémico e programático sobre a disciplina da história da arte, escrito teórico na medida em que o seu conteúdo não incide sobre um determinado artista ou sobre um detrminado período histórico, mas sim sobre a história da arte em geral", diz o autor na introdução da obra.
|
|
|
Índice: Prefácio
Introdução
I. Classes sociais e luta ideológica de classes
Luta de classes: luta económica, luta política, luta ideológica
Imagens e luta de classes: as classes sociais e a luta de classes não figuram aí
A ideologia de uma imagem não é o seu conteúdo
II. Primeiro obstáculo: A história da arte como história dos artistas
A vida do artista como móbil da explicação das suas obras
Sobre a monografia de artista
A concepção da história da arte, como história dos artistas, faz parte da ideologia burguesa
III. Segundo obstáculo: A história da arte como parte da história das civilizações
Cultura, Espírito, Sociedade
A concepção da história da arte como parte da história das civilizações faz parte da ideologia burguesa
IV. Terceiro obstáculo: A história da arte como história das obras de arte
Formas, Estruturas, Obras
A concepção da história da arte como história das obras de arte faz parte da ideologia burguesa
V. Sobre o marxismo vulgar
VI. Ponto de vista do produtor de imagens sobre as suas obras
A ideologia da obra é uma ideologia imagética
A ideologia político-social do artista não corresponde necessariamente à de uma das suas obras
VII. Sobre o estilo
VIII. O estilo como ideologia imagética
IX. Ideologia imagética e classes sociais
X. Sobre o estilo de um artista
Nota preliminar
David
Rembrandt
XI. Discurso do historiador e ideologia imagética
XII. Ideologia imagética e conhecimento
XIII. Sobre a ideologia imagética positiva
Masaccio
Rubens
David
XIV. Sobre a ideologia imagética crítica
Rembrandt
Hogarth
Goya
XV. Ideologia imagética e efeito estético
XVI. Objecto e temas da ciência da história da arte
Sobre a investigação
Sobre o objecto
Sobre os temas
Sobre a teoria da história da arte
|
|
|