| A educação pela arte Sinopse por: Luís Nogueira
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Obra: A educação pela arte Autor(a): Herbert Read Editora: Edições 70 Colecção: Arte e Comunicação Ano publicação: 1982 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 396
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Temáticas: » Comunicação e Educação » Estética, Arte e Design
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Sinopse por: Luís Nogueira
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Índice: Cap. I: O objectivo da Educação
1. A tese
2. Duas hipóteses
3. Uma definição preliminar
4. Resumo
Cap. II: A definição de arte
1. Um ponto de partida
2. Forma
3. Natureza e arte
4. Cor
5. O aspecto subjectivo
6. A função da imaginação
7. O lugar do valor no mundo da arte
8. Resumo
Cap. III: Sobre a percepção e a imaginação
1. O problema da percepção
2. O factor estético
3. A natureza da imagem
4. Imagens eidéticas
5. Imagens eidéticas e educação
6. A relevância das imagens para o pensamento
7. O desenvolvimento do espírito
8. A propensão lógica
9. Provas da psicologia Gestalt
10. Da teoria à prática: Platão
11. Da teoria à prática: Dalcroze
12. Resposta a uma objecção
13. O aspecto mais vasto
Apêndice A: As imagens eidéticas nas crianças
Cap. IV: Temperamento e expressão
1. O estudo dos tipos psicológicos
2. Atitudes objectivas e subjectivas
3. A base fisiológica
4. Tipos eidéticos
5. Os tipos psicológicos de Jung
6. Abstracção e empatia
7. Tipos visuais e hápticos
8. Tipos de apreciação estética
9. Factores compensórios
10. Tipos de expressão estética
a) Arte Moderna
b) Arte do passado
11. Conclusão
Apêndice B: Faculdades mentais
Cap. V: A arte das crianças
1. Expressão livre
2. Jogo ou arte?
3. Espontaneidade e inspiração
4. Montessori sobre a expressão espontânea
5. O que acontece quando a criança começa a desenhar
6. As fases de desenvolvimento no desenho da criança
7. O esquema
8. Imaginação cinestética
9. A imagem e o sinal
10. Três hipóteses
11. A prova das crianças invisuais e cegas
12. O sofisma conceptual
13. Uma classificação empírica dos desenhos infantis
14. Redução das categorias
15. Relação das categorias com os tipos de função
16. Relação com os tipos perceptivos
17. O factor idade
18. O uso dos desenhos precoces para diferenciação de tipos
19. Modos não visuais de expressão: I. actividade de jogo
20. Modos de expressão não visuais: II. invenções verbais
21. Modos de expressão não visuais: III. música
22. O objectivo da expressão
Apêndice C: Do Ensino da arte e a Natureza da Criança por Ebenezer Cooke
Cap. VI: Modos inconscientes de integração
1. A teoria geral do inconsciente
2. O dinamismo do inconsciente
3. O superego
4. Inconsciente pessoal e colectivo
5. Imagens primordiais na mente da criança
6. Processos inconscientes de integração
7. A relevância social destes processos
Apêndice D: Uma nota sobre o isomorfismo psicofísico
Cap. VII: O método de educação natural
1. Três aspectos do ensino da arte
2. O critério estético
3. A atitude oficial
4. Criação e construção
5. As disposições actuais para o ensino da arte nas escolas
6. O método integral
7. Do jogo à arte
8. A estrutura do ensino educacional
9. Disciplinas e turmas
10. A escola infantil
11. A escola primária
12. A escola secundária
13. A natureza da inteligência
Apêndice E: O lugar da arte na Universidade
Cap. VIII: As bases estéticas da disciplina e da moralidade
1. O conceito tradicional: I. Militar; II. A Moral
2. As origens da disciplina moral
3. Do constrangimento à cooperação
4. Implicações sociológicas da reciprocidade
5. Implicações pedagógicas
6. Conclusão
Cap. IX: O professor
1. O conceito de criatividade de Martin Buber
2. A bomba e o funil
3. Educação como selecção
4. Liberdade e união
5. Interrogando e respondendo
6. O professor e o aluno
7. Aplicação às teses deste livro
8. Conclusão
Cap. X: O meio ambiente
1. Um mundo possível
2. Uma demonstração prática
3. Uma questão de prioridade
Cap. XI: A revolução necessária
Bibliografia
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