| Estudos de iconologia. Temas humanísticos na arte do renascimento Sinopse por: Luís Nogueira
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Obra: Estudos de iconologia. Temas humanísticos na arte do renascimento Autor(a): Erwin Panofsky Editora: Edições 70 Colecção: Arte e Comunicação Ano publicação: 1995 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 237
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Temáticas: » Estética, Arte e Design » Estética, Arte e Design » Estética, Arte e Design
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Sinopse por: Luís Nogueira Diz o autor: "Tal como a nossa experiência prática tem de ser controlada por uma compreensão de que, sob condições históricas diferentes, os objectos e as acções são expressos por diferentes formas (história do estilo); tal como o nosso conhecimento das fontes literárias teve de ser controlado pela compreensão de como, sob condições históricas diferentes, temas e conceitos específicos se exprimem por objectos e acções diferentes (história dos tipos), assim também, ou quem sabe se não mais, a nossa intuição sintética tem de ser informada por uma compreensão do modo pelo qual, sob condições históricas diferentes, as tendências gerais e essenciais do espírito humano são expressas por temas e conceitos específicos. isto representa aquilo a que poderemos chamar uma história dos sintomas culturais - ou símbolos, no sentido que lhe deu Ernst Cassirer - em geral. O historiador de arte terá de comparar o que julga ser o significado intrínseco da obra, ou grupo de obras, que estudo, com o que ele pensa ser o significado intrínseco do maior número de outros documentos de civilização historicamente relacionados com a obra ou grupo de obras em estudo: documentos que sejam testemunho das tendências políticas, poéticas, religiosas, filosóficas e sociais da personalidade, época ou país que esteja a estudar. Escusado será dizer que, inversamente, o historiador da vida política, da poesia, da religião, da filosofia e das instituições sociais deveria fazer um uso análogo das obras de arte. É na busca dos significados intrínsecos ou do conteúdo que as várias disciplinas humanísticas se encontram num plano comum em vez de serem dependentes umas das outras".
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Índice: Prefácio
I. Introdução
II. A história primitiva do homem nos dois ciclos de pinturas de Piero di Cosimo
III. O Pai Tempo
IV. Cupido, o cego
V. O movimento neoplatónico em Florença e no norte de Itália (Bandinelli e Ticiano)
VI. O movimento neoplatónico e Miguel Ângelo
Apêndice: O modelo de gesso da Casa Buonarroti
Bibliografia
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