| Da criação ao guião. A arte de escrever para cinema e televisão Sinopse por: Luís Nogueira
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Obra: Da criação ao guião. A arte de escrever para cinema e televisão Autor(a): Doc Comparato Editora: Pergaminho Colecção: Olhar Plural Ano publicação: 1992 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 288
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Temáticas: » Cinema » Cinema » Estudos Televisivos
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Sinopse por: Luís Nogueira Como se pode ler na apresentação do livro, este é um trabalho "destinado a todos aqueles que se interessam pela escrita em geral e àqueles que gostariam de obter uma resposta clara para a pergunta: como se chega de uma ideia a um guião? Eis a resposta: Da Criação ao Guião. Citando o próprio autor, a obra incorpora os conceitos mais actuais sobre as técnicas dramáticas e os seus fundamentos. Este livro junta reflexões sobre cada uma das etapas que compõem a construção de um guião. A prática da escrita, indispensável para o principiante, é proporcionada graças a exercícios que eu mesmo criei e experimentei nos mais importantes centros de dramaturgia norte-americanos e europeus.
Aliando a sua vasta experiência no assunto a citações, bibliografia e documentação seleccionadas segundo critérios de actualidade e diversidade, o autor oferece-nos um livro que é, ao mesmo tempo, um manual completo e um guia prático e sólido, de leitura fácil e frutuosa".
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Índice: Capítulo Pimeiro: O guião
1. Reflexões sobre o guião
2. Etapas do guião
3. Mais sobre as etapas
4. Classificação geral dos guiões
5. Conclusões
6. Exercícios
Capítulo Segundo: Primeiros apontamentos
1. Reflexões sobre o capítulo
2. Cinema e televisão
3. O emissor
4. A ideologia do emissor
5. A tecnologia e a revolução cultural
6. O meio. Diferenças técnicas e de linguagem entre a televisão e o cinema
7. O receptor
8. Conclusões
9. Exercícios
Capítulo Terceiro: A ideia
1. Reflexões sobre a ideia
2. Capacidade criativa
3. A psicanálise e a criatividade
4. Criatividade e risco
5. As ideias não surgem do nada
6. Construir um poema, uma obra literária
7. As ideias são de ouro
8. Conclusões
9. Exercícios
Capítulo Quarto: O conflito
1. Reflexões sobre o conflito
2. Classificações do conflito
3. Story line
4. Análise de story line
5. Conclusões
6. Exercícios
Capítulo quinto: A personagem
1. Reflexões sobre a personagem
2. A sinopse
3. Porque se faz um argumento ou sinopse
4. Conteúdo do argumento ou sinopse
5. Quando?
6. Onde?
7. Quem?
8. Qual?
9. A união dos quatro conteúdos
10. Conclusões
11. Exercícios
Capítulo Sexto: A acção dramática
1. Reflexões
2. Estrutura
3. Tipos de estrutura
4. Emocionar
5. O controlo da audiência
6. Antecipar-se
7. Inversão e expectativas
8. O suspense
9. O plot e o núcleo dramático
10. Estrutura clássica
11. Diagramas
12. Valores dramáticos
13. Curvas dramáticas
14. Estruturando
15. A estrutura piloto
16. A construção
17. O processo de estruturar
18. Análise
19. Conclusões
20. Exercícios
Capítulo Sétimo: Tempo dramático
1. Reflexões sobre o tempo dramático
2. Primeiro guião
3. Diálogo
4. Indicações
5. Os dez problemas mais frequentes de um diálogo
6. Anotações
7. Micro-estrutura da cena
8. O objectivo e a função da cena
9. O trabalho de reescrever
10. Análise
11. Conclusões
12. Exercícios
Capítulo Oitavo: A unidade dramática
1. Reflexões sobre a unidade dramática
2. A guerra do papel
3. A crise
4. A necessidade do esquema
5. O elenco
6. Conversas com o realizador
7. Formas e formatos do guião final
8. A imagem
9. Conclusões
10. Exercícios
Capítulo Nono: Outros guiões
1. Reflexões sobre outros guiões
2. A adaptação
3. Espectáculos infantis
4. Shows e musicais
5. Programas educativos
6. A publicidade e o clip
7. Documentários
8. Fotonovelas, comics e rádio
9. O humor (sit com)
10. Desporto
11. Conclusões
12. Exercícios
Capítulo Décimo: O guionista
1. Reflexões sobre a profissão de guionista
2. Mercado de trabalho, contratos e direitos de autor
3. um amplo e novo estudo bibliográfico, por Francesco Orteu
4. Testemunho final, por Xesc Barceló
5. Decálogo do jovem guionista jovem, por Jonhathan Gelabert
Glossário de termos básicos
Bibliografia
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