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Sinopse por: Luís Nogueira Destes excertos, retirados da introdução, pode descortinar-se o objecto da reflexão: "Nos últimos anos, os estudos sobre ensino e psicologia pedagógica têm tido em conta os fenómenos comunicacionais que se desenvolvem dentro do contexto das interacções entre o professor e os alunos. Reconhece-se que o tipo de comunicação que se estabeleça na aula tem uma notável influência no êxito e eficácia do ensino. No entanto, desde a consideração da importância dos processos comunicativos e do comportamento do professor como factor fundamental de tal processo, os estudos têm-se centrado meramente sobre a comunicação linguística e, por conseguinte, sobre o comportamento verbal do professor.
(...) Uma nova conceptualização do processo comunicativo didáctico tem aumentado a importância do comportamento não-verbal dos professores que se reconhece claramente como importante no que se refere à efectividade do docente. No entanto, observa-se uma escassez de estudos sistemáticos e bem controlados sobre os aspectos não-verbais e seus efeitos dentro do processo interactivo de alunos e professores e, naqueles trabalhos onde se apresenta, os procedimentos de análise objectivos resultam complicados".
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