| Os Novos Media e o Espaço Público Sinopse por: Luís Nogueira
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Obra: Os Novos Media e o Espaço Público Autor(a): Rogério Santos - N. I. Editora: Gradiva Colecção: Trajectos Ano publicação: 1998 Ano entrada: 2000-01-01
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Temáticas: » Comunicação Política » Cibercultura » Sociologia da Comunicação
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Sinopse por: Luís Nogueira Apresentação, a partir da introdução da obra: "No texto que segue iremos formular um conjunto de ideias e conceitos relacionados com as transformações sofridas na esfera pública, mormente no tempo presente. O campo de análise situa-se no domínio da comunicação, das suas redes e trocas de informação e a nível simbólico (…).
Como tema nuclear do livro, analisam-se todos os modos de convergência estabelecidos entre as telecomunicações e os meios de comunicação e informação e os seus impactos culturais e sociais, tendo como elemento comum as redes eléctricas e electrónicas. As redes de telecomunicações alcançam um novo estatuto e comportam-se como agentes activos de mensagens, abandonando o papel passivo de vias de transporte e distribuição de informação. Ao invés, o valor acrescentado dos meios de comunicação pode ser apenas o de recolher e direccionar informação, como os jornais on-line e os grupos de discussão antecipam. Enquanto a função do técnico de telecomunicações ou de informática é exaltada, a profissão de jornalista corre o risco de se diluir na de mero fornecedor de informação.
Mas dão as crescentes velocidades de acesso aos computadores e o aumento exponencial dos fornecedores de informação inteligência a esta? O preço cada vez mais baixo das máquinas criará disponibilidades financeiras e de tempo livre para escolhermos a informação que queremos? Ou o risco dessa informação, que cresce quase até ao infinito, não obrigará a procurar outra vez o papel do mediador, caso do jornalista, que escolhe, digere, busca fontes de comparação, interpreta e apresenta informação sintética? O livro tentará responder a estas perguntas, com um olhar não apaixonado, que intenta não pender para qualquer dos lados, seja o optimista ou o catastrofista".
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Índice: Introdução: a formação do espaço público moderno
Parte I: Confluências
1. Redes de Comunicação
Imprensa: passagem do artesanato para a indústria
A expansão de sistemas de cabos submarinos pelas potências mundiais
As agências de informação e a globalização da comunicação
Formação de organizações internacionais na alocação do espectro electromagnético
Telefonia vocal
Computadores
Radiodifusão
A imagem: da fotografia ao cinema e à televisão
2. Teconologias e sociedade
Tecnologias
Invenção, inovação e comunicação científica
A importância da electricidade
Parte II: Convergências
3. Desregulamentação, privatização e liberalização: as três grandes tendências dos anos 80-90
Televisão pública/televisão privada: o início do processo
A liberalização das telecomunicações
Tendências actuais na comunicação social
Alterações principais
Formação de grupos portugueses na comunicação social
Tendências actuais das telecomunicações
4. A convergência dos media e das telecomunicações
Os grandes territórios da comunicação
Problemas de acesso e interligação
Multimedia: serviços à la carte
5. A cidade virtual
A comunicação mediada por computador
A realidade da irrealidade
Parte III: Derivas
6. Da comunicação interpessoal à comunicação organizacional
Aplicações das tecnologias à comunicação das organizações
Comunicação privada
Redes e fluxos
7. Cenários para a sociedade de informação
Mudanças comportamentais provocadas pelas novas tecnologias
O controlo das tecnologias
Entre a estética da extensão e a estética da desaparição
8. Contributo para um novo espaço público
As correntes da recepção
A literacia nas fronteiras da mediatização
Como as máquinas mediadoras transformaram o espaço público
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