| Elogio da desarmonia Sinopse por: Luís Nogueira
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Obra: Elogio da desarmonia Autor(a): Gillo Dorfles Editora: Edições 70 Colecção: Arte e Comunicação Ano publicação: 1988 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 191
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Temáticas: » Estética, Arte e Design » Estética, Arte e Design
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Sinopse por: Luís Nogueira Em jeito de apresentação da obra, resumem-se deste modo os propósitos que a sustentam: "A análise da importância que o pensamento mítico recuperou nos nossos dias e do predomínio do assimétrico e do desarmónico em alguns sectores da arte: da arquitectura ao teatro, das artes visuais às da palavra".
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Índice: Introdução
1. A confusão das línguas
2. Perda do intervalo e recuperação do imaginário
3. Assimetria, desarmonia, desritmia como novas in-constantes estéticas
4. Assemia e moda semiótica
5. Consciência paranormal, onirismo e embotamento sensorial
Primeira parte
Capítulo I. Utopia da henoglóssia e retorno a uma linguagem pré-babélica
1. Babel, bárbaro, balbuciante
2. A heteroglóssia babélica e a actual confusão das línguas
3. Derrida e o problema da tradução
4. Para uma racionalização dos mitos. As três interpretações do mito
Capítulo II. A recuperação do imaginário
1. Equívocos de uma aproximação científica da arte
2. Feyerabend e as relações entre razão e irracionalidade
3. Nonsense e fé segundo Chesterton
4. O Bildhafte Denken e o pensamento por imagens
Capítulo III. Pensamento vivo e inconsciente
1. Ainda o Bildhafte Denken e os estudos de M. Naumburg
2. Oito categorias diferentes de inconsciente
3. Logocentrismo freudiano
4. Logocentrismo vs. pensamento vivo
5. Som e significado das diversas expressões linguísticas e agrado das línguas
6. Pensamento visivo nas artes figurativas e na música (a gestaltung goethiana)
Capítulo IV. Relações perigosas entre arte e psicologia
1. Psicologia e estética
2. o caso da Arte Bruta
3. Racionalidade e irracionalidade do elemento gnoseológico
4. O inatismo de Chomsky e a criatividade artística
5. Diferenças funcionais entre os dois hemisférios cerebrais
6. Existe uma relação entre processo primário e actividade cortical direita?
Capítulo V. O problema do assimétrico
1. O assimétrico entre arte e psicologia
2. Algumas premissas neurofisiológicas
3. Specularità, simetria, enanteomorfismo
4. Zen e zodíaco
5. Lado esquerdo e lado direito do rosto
6. Pensamento estético ocidental e assimetria
7. A sala do chá e a assimetria zen
8. O geometrismo mole de Minkowski
Capítulo VI. O desvio na estética contemporânea
1. Necessidade de um desvio
2. Desconstrução e assimetria
3. Pausa, intervalo e desvio
4. Bastide e o valeur sécurisante da simetria
Capítulo VII. Perda do centro e desarmonia programada
1. Do Verlust der Mitte à perda do centro
2. Descentralização e desconstrução na arte contemporânea
3. Escolhas preferenciais e avaliação proairética
4. Melhoramento (betterness) e lógica preferencial
5. Quatro casos: obra pré-determinada e aleatória, harmónica e desarmónica
6. Não confundir desarmonia e desordem
7. Perda do centro e desarmonia pré-ordenada
Segunda parte
Capítulo I. Inversão do juízo axiológico
1. Juízo axiológico na relação racional-irracional
2. Recusa tecnológica e recuperação do artesanato
3. Estruturalismo e anti-estruturalismo, subjectivismo e anti-subjectivismo
4. O caso de Bob Wilson e de Meredith Monk
Capítulo II. metamorfoses do imaginário arquitectónico
1. Uma estética das ruínas
2. Ruínas do passado e do futuro
3. Viollet-le-Duc e o pós-moderno
4. Carácter mitopoiético da arquitectura
5. descontextualizar os edifícios antigos
6. High-tech e imaginário urbano
7. Premissas para uma recuperação do imaginário arquitectónico
8. fascínio das ruínas e memória histórica
9. Rastos mnésticos e espectros fantasmáticos
10. Conservação do património histórico-artístico
11. O caso das escavações arqueológicas
12. Factores linguísticos e semânticos dos locais
monumentais históricos
Capítulo III. Globalidade e pormenor
1. O todo não é a soma das partes
2. O pormenor nas várias artes
3. O pormenor alfabético
4. O desenho de arquitectura e na arquitectura como pormenor
5. As equívocas categorias artísticas de Nelson Goodman
6. Pormenor arquitectónico e urbanístico
Capítulo IV. O ornamento e o seu valor mitopoiético
1. ornamento e natureza
2. ornamento e arte
3. O scribble infantil e os símbolos arquetípicos
4. Carácter ornamental da arte abstracta
Capítulo V. O pano de boca e o imaginário teatral
1. Pano de boca como factor diastemático
2. A iconostase como sipario entre homem e divindade
3. Função diastemática e tempo diegético
Capítulo VI. Público e texto
1. Desgaste e consumo de um texto literário
2. novelty, Facility e consumo de um significado
3. Ambiguidade e imprecisão
4. Leis do desvio interpretativo
Capítulo VII. Estética da quotidianidade
1. Quotidianidade e instinto
2. Novos territórios estéticos e aniquilamento sensorial
3. Sincrónico vs. diacrónico
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