|
Sinopse por: Luís Nogueira Introdução pelo próprio autor: "Este estudo objetiva trabalhar a visão sobre comunicação que está sendo efetuada na América Latina, no que se refere ao processo de recepção, já que é crescente sua dimensão no universo acadêmico, principalmente neste momento de valorização do consumidor, o cidadão de hoje. A proposta centra-se nas relações entre comunicação e cultura, de forma que se abandona a linha dos conhecidos estudos de comunicação, caracterizados pela análise centrada unicamente nos meios, embora reconheça-se sua força na sociedade contemporânea.
Como consequência, há uma revisão do momento da recepção, priorizando-se as mediações, na busca de dar conta de toda a complexidade do processo. Para discutir-se essa virada latino-americana, este texto vai apresentar prioritariamente as proposições de Jesús Martín-Barbero, conectadas com outros autores, ressaltando-se a importância, para este eixo teórico, das contribuições de Néstor García Canclini, no que envolve principalmente identidade e consumo culturais, que, no entanto, não constituem objeto deste artigo".
|
|