| Elogio do Grande Público Sinopse por: Graça Gonçalves
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Obra: Elogio do Grande Público Autor(a): Dominique Wolton Editora: Asa Colecção: Comunicação/Acção Ano publicação: 1994 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 367
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Temáticas: » Estudos Televisivos
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Sinopse por: Graça Gonçalves Da introdução: "Este livro encerra um período de investigação, de cerca de doze anos, sobre a televisão. Tendo partido de uma análise do seu papel nas sociedades democráticas, o trabalho alargou-se ao estudo do lugar da televisão no espaço público, à comunicação política. Na continuação desse trabalho, estuda-se nesta obra o papel social e cultural da televisão.
(...) Trata-se de saber o que é que se pode exigir à televisão, o que ela pode proporcionar, para que serve mas, igualmente, o que é que se lhe não deve exigir nem dela esperar. Com efeito, o propósito é elaborar uma teoria crítica da televisão procurando compreender o seu papel no espaço alargado da comunicação.(...)"
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Índice: Prefácio
Introdução
Primeira Parte
A Televisão: um objecto não pensado
Introdução: A televisão entre as paixões, as políticas e as modas
Capítulo I: Do monopólio da televisão pública ao triunfo da televisão privada
O reinado, o desgaste e a queda do modelo da televisão pública
O contexto actual: contradança ideológica, coabitação, crise de reflexão
Capítulo II: A televisão: um objecto difícil de analisar
Um medium difícil de apreender e cuja análise é complexa
O conformismo crítico
Segunda Parte
A unidade teórica da televisão
Introdução: Elogio do grande público
Capítulo III: A unidade teórica da televisão
A imagem
Um medium de massas
Capítulo IV: As ideologias da televisão
A televisão entre a ideologia técnica e a ideologia política
A ideologia da comunicação
Terceira Parte
A questão fundamental
Televisão generalista ou televisão fragmentada
Introdução: Televisão, vínculo social e espaço público
Capítulo V: Televisão fragmentada contra a televisão generalista
A televisão fragmentada , ou a "lista" contra o "menu"
A televisão generalista contra o espaço público fraccionado
Por que é a televisão fragmentada uma má solução para os problemas da televisão generalista?
Capítulo VI: Televisão e vínculo social
O indispensável e inapreensível grande público ou a superação do fraccionamento social
A televisão: o vínculo entre o indivíduo e a massa, o particular e o geral
Capítulo VII: A televisão no campo da comunicação
A televisão, um instrumento nacional de comunicação
Para um lugar modesto da televisãono espaço público
Quarta parte
A ilusão da televisão cultural ou o espaço público fragmentado
Introdução: A cultura no espaço público mediatizado
Capítulo VIII: Cultura e televisão: entre a coabitação e o apartheid
Os encantos do gueto cultural
A superioridade da televisão generalista
Capítulo IX: Cultura: os limites da comunicação
A relação de força: cultura de élite - cultura de massas
A cultura seduzida pelo individualismo mediático
As quatro relações possíveis entre cultura e televisão
Quinta parte
As sereias da televisão europeia
Introdução: Entre o voluntarismo e a História
Capítulo X: A televisão sem fronteiras ou o triunfo da tecnocracia
Televisão europeia: a eurocracia para além dos seus limites
Demasiado cedo ou demasiado tarde
A Europa de Leste toca sempre duas vezes
Capítulo XI: Televisão, identidade e nacionalismo
Que identidade, que cultura, que Europa?
O regresso do nacionalismo
A fazer, a não fazer
Conclusão
Notas
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