| Jornalismo Iconográfico Sinopse por: Graça Gonçalves
|
|
|
Obra: Jornalismo Iconográfico Autor(a): Gonzalo Peltzer Editora: Planeta Ano publicação: 1991 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 220
|
|
|
Temáticas: » Sociedade da Informação e Novas Tecnologias » Estética, Arte e Design » Imprensa Escrita
|
|
|
|
|
|
Sinopse por: Graça Gonçalves "O avanço avassalador das novas tecnologias ao longo das últimas décadas sentiu-se de maneira particular no mundo da comunicação social. A tal ponto que, somados os princípios básicos da ciência informática às suas consequências multidimensionais, se descobriu que o progresso da humanidade tinha entrado numa nova etapa: a era da informação. Este conceito alargou-se, à medida que a computadorização se ia apoderando praticamente de todos os sectores de actividade social. E, se no campo dos media, o sector das telecomunicações foi o laboratório natural dos avanços tecnológicos, a verdade é que a imprensa escrita não resistiu por muito tempo ao assalto da nova revolução científica. Há vinte anos podíamos assistir a actos de resistência dos veteranos do jornalismo que recusavam a imposição de escrever à máquina motivada pelos novos processos da fotocomposição e da paginação tabelada, que sujeitava o tamanho das notícias a um número fixo de caracteres. Hoje, porém, é praticamente impensável a permanência de jornalistas nas redacções - veterano ou jovem - desligado de um computador pessoal que, em definitivo, substituiu uma das mais interessantes invenções do século passado: a máquina de escrever. Este é só um aspecto marginal, algo nostálgico e irónico, das profundas alterações técnicas ocorridas no campo da informação escrita. Mas a revolução mediática tem implicações muito mais profundas, que obrigam não só a uma actualização técnica permanente dos seus agentes, como a estudos aturados e complexos sobre o próprio conteúdo da informação e das suas consequências na vida social. Segundo Gonzalo Peltzer, autor do interessantíssimo estudo que apresentamos, a facilidade de acesso individual a um volume inimaginável de informações dita o fim da "comunicação de massas" e, nesse sentido, caminharíamos num processo humanizador da própria informação. (...)"_ prefácio à edição portuguesa
|
|
|
Índice: Prefácio à edição portuguesa<br>
Prólogo<br>
<br>
Primeira Parte<br>
As ideias do jornalismo iconográfico<br>
I. Jornalismo visual, iconográfico e desenhado<br>
Introdução e aproximação ao tema<br>
Literalidade, alfabetismo e visualidade<br>
Abstracção, iconicidade e comunicação visual<br>
O conhecimento das imagens sensíveis<br>
A abstracção dos universais e das imagens<br>
A iconicidade como categoria auto-significante<br>
A imagem como unidade textual ou de sentido<br>
O conhecimento do real como fonte de criatividade<br>
<br>
II. A compreensão das mensagens jornalísticas visuais<br>
Linguagens, géneros, apoios, mensagens e meios<br>
Unidade de comunicação; diversidade de linguagens
A comunicação é unívoca<br>
A linguagem é o veículo da comunicação<br>
Uma visão tridimensional<br>
Linguagem jornalística visual<br>
As condições reais de uma linguagem jornalística<br>
Transmissibilidade<br>
Editabilidade<br>
Difusão<br>
Armazenamento<br>
<br>
Segunda Parte<br>
A prática do jornalismo iconográfico<br>
III. As chaves do jornalismo iconográfico<br>
Breve história do jornalismo iconográfico<br>
Linguagem visual e jornalismo gráfico na história<br>
A gravura<br>
A fotomecânica e o telégrafo<br>
O cabo e a antena<br>
A digitalização<br>
Uma aproximação aos géneros visuais<br>
Os códigos do jornalismo iconográfico<br>
Gráficos <br>
Infográficos (ou infogramas)<br>
Mapas<br>
Símbolos, ícones e emblemas<br>
Ilustrações<br>
Comics<br>
Iconografia animada<br>
Elementos de sintaxe jornalística visual<br>
<br>
IV. Jornalismo iconográfico actual<br>
Peter Sullivan, jornalista gráfico<br>
A luta pela criatividade <br>
Jornalistas realistas e hiper-realistas<br>
Os jornalistas objectivos também serão artistas <br>
Uma proposta metodológica<br>
A digitalização das linguagens<br>
O computador pessoal nas redacções visuais<br>
<br>
Anexo<br>
Um Batman digital<br>
<br>
Glossário<br>
Bibliografia<br>
|
|
|