| A Galáxia Internet. Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade Sinopse por: Andreia Fernandes Silva
|
|
|
Obra: A Galáxia Internet. Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade Autor(a): Manuel Castells Editora: Fundação Calouste Gulbenkian Ano publicação: 2004 Ano entrada: 2006-12-05 Número de páginas: 325
|
|
|
Temáticas: » Estética, Arte e Design » Sociedade da Informação e Novas Tecnologias
|
|
|
|
|
|
Sinopse por: Andreia Fernandes Silva O livro surge na sequência da trilogia “A Era da Informação” (volumes editados também pela Calouste Gulbenkian). “A Galáxia Internet” é um livro inteiramente dedicado, e ainda actualizado, à rede e à nova economia mundial. A escolha do título não é inocente. Já Marshall McLuhan havia falado nas galáxias Gutenberg e Marconi. Desta vez a galáxia refere-se à circulação de informação, negócios e entretenimento de uma forma mais acentuada, decisiva e maciça. Tal como o autor diz no início do livro “a Internet é o tecido das nossas vidas”, é o meio que introduz uma mudança de paradigma e que está a alterar a forma como se vive, trabalha ou se diverte no mundo.
Castells apresenta exemplos empíricos do modo como a Internet não só reduziu as distâncias e transformou o mundo na “aldeia global” tão falada por McLuhan, mas também procura, após um apanhado cronológico do aparecimento da Internet, falar de expressões como e-business ou sociedade em rede.
O livro é não só uma ferramenta útil na percepção da geografia internáutica, mas também um precioso contributo para reflectir as contradições criadas pela mesma Internet e pela sociedade em rede. Se por um lado todos temos acesso a um manancial de informação à distância de um clique, por outro, ficaram acentuadas as discrepâncias entre os que estão na sociedade de informação e os que não têm acesso a essa sociedade de informação, os info-excluídos. Já para não falar do universo do crime, outra faceta também referida por Castells.
|
|
|
Índice: Índice
Agradecimentos… 11
Introdução: A rede é a mensagem… 15
1. Lições de História da Internet… 25
2. A cultura Internet… 55
3. Negócios electrónicos e nova economia… 87
4. Comunidades virtuais ou sociedade em rede?... 145
5. A política da Internet I: Redes Informáticas, Sociedade Civil e Estado… 167
6. A política da Internet II: Privacidade e Liberdade no Ciberespaço… 201
7. Multimédia e Internet: O hipertexto para lá da convergência… 223
8. A geografia da Internet: locais ligados em rede… 245
9. A info-exclusão: Uma perspectiva global… 287
Conclusão: Os desafios da sociedade em rede …317
|
|
|