| Do sentido das imagens Sinopse por: Luís Nogueira
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Obra: Do sentido das imagens Autor(a): Luís de Moura Sobral Editora: Editorial Estampa Colecção: Teoria da Arte Ano publicação: 1996 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 283
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Temáticas: » Estética, Arte e Design » Estética, Arte e Design
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Sinopse por: Luís Nogueira Apresentação da obra: "O estudo sistemático do sentido (ou dos sentidos) das obras de arte é a preocupação central dos trabalhos reunidos neste volume, alguns deles publicados agora pela primeira vez em português. Privilegiando uma abordagem de tipo iconográfico e iconológico e apresentando uma quantidade considerável de material inédito, estes textos discutem os simbolismos das naturezas-mortas seiscentistas, tratam das fontes gravadas da pintura barroca portuguesa, investigam o significado político da pintura religiosa de seiscentos e estudam a narratividade plástica de um certo número de ciclos picturais. Claramente comprometidos com preocupações de renovação metodológica, estes trabalhos marcaram já uma posição na história da arte portuguesa recente".
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Índice: Prólogo
Primeira parte: Três pintores: Josefa de Óbidos, Bento Coelho da Silveira e Juan de Valdés Leal
1. Josefa de Óbidos e as gravuras: problemas de estilo e de iconografia
2. Três bodegones do Museu de Évora: algumas considerações
3. Bento Coelho da Silveira e a pintura hispânica e hispano-americana
4. Um ciclo emblemático de Bento Coelho em Salzedas:a ordem de Cister e a Restauração
5. A sacristia como pinacoteca da época barroca: o ciclopictural de Bento Coelho no convento de S. Pedro de Alcântara
6. Dois novos quadros de Valdés Leal no Louvre
7. O rei S. Fernando: dois novos quadros de Valdés Leal
Segunda parte: Quadros, programas e problemas
1. A Anunciação na pintura portuguesa da Contra-Reforma: doutrina, tradição e agudeza
2. A pintura portuguesa no começo do século XVII e a gravura: o Missal Pontificial de Estêvão Gonçalves Neto
3. Teologia e propaganda política política numa gravura de Lucas Vorsterman II: a Imaculada Conceição e a Restauração de 1640
4. Luís Nunes Tinoco e a teoria da pintura
5. Os retratos de D. João V e a tradição do retrato de corte
6. Non mai abastanza: desenho, pintura e prática académica na Época do Magnânimo
Terceira parte: Duas descobertas, dois temas americanos e um surrealista
1. Uma Santa Face desconhecida de Greco no palácio da Ajuda e a questão da liberdade da pintura
2. Um Grand Prix do século XVII no palácio da Ajuda: a construção da Arca de Noé de Nicolas Bertin
3. Las Meninas de Dalí
4. A Madalena da Crucificação de Congonhas: uma discrepância iconográfica ou um passo esquecido?
5. Constantino de Vasconcelos, arquitecto de Lima Barroca
Bibliografia
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